O sucesso pode ser efémero. O desempenho positivo de hoje não garante forçosamente um bom desempenho no futuro.
A empresa necessita estar constantemente a monitorizar a envolvente, a percecionar atempadamente as mudanças e a ajustar os seus recursos e as suas capacidades em consonância.
A adaptação deve ser constante e permanente. Um bom Pensamento Estratégico é um excelente ponto de partida para essa adaptação.
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«A decisão estratégica é humana e resulta duma subtil mistura entre análise, intuição e criatividade. Um grande estratega é alguém que consegue lidar com a complexidade destas três dimensões.
Este livro aborda as componentes de ciência e de arte da estratégia de uma forma perfeitamente equilibrada, com exemplos surpreendentes e por vezes inesperados. Ao longo das páginas, vai encontrar inúmeras modelos que ajudam a estruturar o pensamento estratégico!»
Céline Abecassis‑Moedas Dean for Executive Education
Católica Lisbon School of Business & Economics, Universidade Católica Portuguesa
«Com uma abordagem inovadora e conteúdos sólidos, Nuno Cardeal apresenta as questões críticas do Pensamento Estratégico, oferecendo o enquadramento necessário para que as empresas possam definir estratégias que lhes permitam construir e manter vantagens competitivas.»
João Pinto Dean
Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa
«Alguns chamam ao momento que vivemos uma "permacrise", um período em que as empresas são desafiadas a manter a resiliência em permanente estado de crise. O autor propõe um excelente guia de reflexão para estes momentos, onde o pensamento estratégico é ferramenta essencial para navegar estes momentos complexos. A abordagem holística proposta é crucial na forma como se interage com os vários stakeholders e serve como farol para empresas que procuram adaptar as suas culturas e processos de gestão a um mundo em constante mudança.»
Nuno Moreira da Cruz Executive Director
Center for Responsible Business & Leadership, Universidade Católica Portuguesa
essa adaptação.
Índice
Capítulo 1
Introdução à Estratégia
1.1 Evolução da gestão estratégica
1.2 O que é a estratégia?
1.3 Os antecedentes militares da estratégia
1.4 Principais abordagens à estratégia
1.5 Estrutura do livro
Bibliografia
Capítulo 2
Pensamento Estratégico
2.1 Introdução
2.2 Pensamento estratégico
2.3 O cérebro humano e o pensamento
2.4 Pensamento analítico e pensamento criativo
2.5 Pensamento estratégico e os colaboradores da empresa
2.6 Pensamento estratégico e a liderança
2.7 Pensamento estratégico e planeamento estratégico
2.8 Considerações finais
Bibliografia
Capítulo 3
Direção Estratégica
3.1 Introdução
3.2 Governo das sociedades
3.3 Cadeia de governança
3.4 Os stakeholders e a estratégia
3.5 Análise dos stakeholders
3.6 Responsabilidade social corporativa
3.7 Missão, valores e visão
3.8 Objetivos
Bibliografia
Capítulo 4
Análise da Envolvente
4.1 Introdução
4.2 Definição da indústria
4.3 Análise da envolvente
4.4 Resumo das oportunidades e das ameaças externas
Bibliografia
Capítulo 5
Análise da Empresa
5.1 Introdução
5.2 Vantagem competitiva
5.3 Teoria baseada nos recursos
5.4 Dinâmica dos custos
5.5 Identificação dos recursos/capacidades – cadeia de valor
5.6 Identificação dos recursos/capacidades – estrutura funcional
5.7 Pontos fortes e fracos
Bibliografia
Capítulo 6
Ligação Envolvente/Empresa
6.1 Introdução
6.2 Adequação e intento estratégico
6.3 Nova análise SWOt
Bibliografia
9
Capítulo 7
Estratégia de Negócio
7.1 Introdução
7.2 Diferenciação de produto ou serviço
7.3 Estrutura‑conduta‑desempenho
7.4 Teoria baseada nos recursos
7.5 Corrente Capacidades Dinâmicas
7.6 Desenvolvimento estratégico da matriz produtos-mercados
7.7 Considerações finais
Bibliografia
Capítulo 8
Estratégia de Internacionalização
8.1 Introdução
8.2 Alavancas para a internacionalização
8.3 Seleção de mercados
8.4 Modelos de expansão internacional
8.5 Modos de entrada
8.6 Configuração da estratégia de internacionalização
8.7 Dilema global-local
Bibliografia
Capítulo 9
Estratégia Corporativa
9.1 Introdução
9.2 Diversificação
9.3 Integração vertical
9.4 O papel da sede
9.5 Modelos de gestão de portefólios de negócios
Bibliografia
10
Capítulo 10
Desenvolvimento da Estratégia.
Avaliação e seleção de opções estratégicas
10.1 Introdução
10.2 Desenvolvimento da estratégia
10.3 Avaliação e seleção das opções estratégicas
Bibliografia
Capítulo 11
Estratégia em Ação
11.1 Introdução
11.2 Estrutura organizacional
11.3 Sistemas e processos de controlo estratégico
Bibliografia
Capítulo 12
Estratégia em Tempos de Crise
12.1 Introdução
12.2 Pensamento estratégico na identificação das crises
12.3 Importância das capacidades dinâmicas
12.4 Reações estratégicas a crises
Bibliografia
Mensagem Final
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