PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Antecipar as ondas do futuro

Read more
Limited special offer
€25.39 €28.21
SALE-10%
Overview
[Pensamento estratégico é uma obra fundamental e de qualidade, que cobre de forma abrangente, com recurso à investigação mais relevante e apoio em inúmeros casos nacionais e internacionais, os temas mais atuais da estratégia empresarial.É um contributo valioso para apoiar as Universidades e as empresas portuguesas, que recomendo vivamente.]Luis CardosoDiretor da Formação de Executivos – Católica Lisbon School of Business and Economics.[O Pensamento Estratégico combina de uma forma clara e sucinta a teoria e a prática. Vai para além das trivialidades dos livros sobre estratégia,abrindo novos horizontes aos leitores e obrigando-os a pensar.Um livro a ler com atenção.]Nelson Santos AntónioProfessor de Estratégia e Gestão da Qualidade do ISCTE-IUL[O livro do Pensamento estratégico equivale a um GPS, adaptado à gestão empresarial, com todas as funcionalidades que, não apenas ajudam a escolher o tal Onde, mas também como deve ser a preparação para a viagem e qual o caminho para lá chegar.]Luis Laginha de SousaPresidente da NYSE Euronext Lisbon[Pensamento Estratégico é uma obra muito completa e de grande utilidade, quer para estudantes avançados de organização, quer para gestores de topo.Partindo de uma reflexão original sobre o pensamento estratégico, o autor percorre com exatidão académica os vários tabuleiros onde se joga o xadrez da sobrevivência competitiva das empresas de hoje. Repleto de exemplos interessantes e atuais, não só de casos internacionais mas igualmente de empresas portuguesas, o livro reflete a experiência do autor enquanto académico, formador de executivos e consultor.]Miguel Athayde MarquesProfessor de Gestão da Universidade Católica e Administrador de diversas empresas Prefácio Capítulo 1 - Introdução à Estratégia 1.1 Evolução da Gestão Estratégica 1.2 O que é a estratégia? 1.3 Os antecedentes militares da estratégia 1.4 Principais abordagens à estratégia 1.5 Estrutura do livro Bibliografia Capítulo 2 - Pensamento Estratégico 2.1 Introdução 2.2 Pensamento estratégico 2.3 O cérebro humano e o pensamento 2.4 Pensamento analítico e pensamento criativo 2.5 Pensamento estratégico e os colaboradores da empresa 2.6 Pensamento estratégico e a liderança 2.7 Pensamento estratégico e Planeamento estratégico 2.8 Considerações finais Bibliografia Capítulo 3 - Direção Estratégica 3.1 Introdução 3.2 Governança corporativa 3.3 Cadeia de governança 3.4 Os Stakeholders e a estratégia 3.5 Análise dos stakeholders 3.6 Responsabilidade social corporativa 3.7 Missão, valores e visão 3.8 Objetivos Bibliografia Capítulo 4 - Análise da Envolvente 4.1 Introdução 4.2 Definição da Indústria 4.3 Análise da envolvente 4.4 Resumo das Oportunidades e das Ameaças Externas Bibliografia Capítulo 5 - Análise da Empresa 5.1 Introdução 5.2 Vantagem competitiva 5.3 Teoria Baseada nos Recursos 5.4 Dinâmica dos custos 5.5 Identificação dos Recursos/Capacidades – Cadeia de Valor 5.6 Identificação dos Recursos/Capacidades – Estrutura Funcional 5.7 Pontos Fortes e Fracos Bibliografia Capítulo 6 - Ligação Envolvente/Empresa 6.1 Introdução 6.2 Adequação e Intento Estratégico 6.3 Nova Análise SWOT Bibliografia Capítulo 7 - Estratégia de Negócio 7.1 Introdução 7.2 Diferenciação de produto ou serviço 7.3 Estrutura‑conduta‑desempenho 7.4 Teoria Baseada nos Recursos 7.5 Corrente Capacidades Dinâmicas 7.6 Desenvolvimento estratégico da matriz produtos mercados 7.7 Considerações finais Bibliografia Capítulo 8 - Estratégia de Internacionalização 8.1 Introdução 8.2 Alavancas para a internacionalização 8.3 Seleção de mercados 8.4 Modelos de expansão internacional 8.5 Modos de entrada 8.6 Configuração da estratégia de internacionalização 8.7 Dilema global – local Bibliografia Capítulo 9 - Estratégia Corporativa 9.1 Introdução 9.2 Diversificação 9.3 Integração vertical 9.4 O papel da sede 9.5 Modelos de gestão de portefólios de negócios Bibliografia Capítulo 10 - Desenvolvimento da Estratégia. Avaliação e seleção de opções estratégicas 10.1 Introdução 10.2 Desenvolvimento da estratégia 10.3 Avaliação e seleção das opções estratégicas Bibliografia Capítulo 11 - Estratégia em Ação 11.1 Introdução 11.2 Estrutura organizacional 11.3 Sistemas e processos de controlo estratégico Bibliografia Conclusão
Read more
Abstract
Contents
Reviews
No comments

Leave a review

  • Quality:
Describe this product using simple and short words.
Upload images:
Drop images here or click to upload.
Product Details
9789725405987

Data sheet

ISBN
9789725405987
Date
04-2019
Edition
3ª ed. Reimpressão
Publisher
UCE
Pages
360
Measurements
19x230x2 mm
Kind of product
Book
Language
Portuguese
Serie or Journal
Manuais
Thematic Classification
Ciências Sociais » Estratégia e Liderança
Related products
Recently Viewed

Menu

Create a free account to use wishlists.

Sign in