Este manual lança o desafio de ensinar a Língua Portuguesa como língua segunda para aprendizes surdos adultos, com diferentes níveis de fluência nessa língua. Pretende também levar-lhes o conhecimento consciente da Língua Portuguesa escrita, sob o enfoque do uso da língua nos textos autênticos disponíveis na sociedade. Baseia-se num ensino exclusivo de representações gráficas e visuais da Língua Portuguesa, que deve ser mediado pela Língua Gestual Portuguesa, fundamental na construção do conhecimento linguístico do aprendiz surdo na língua segunda. A partir desta proposta, o aprendiz toma consciência dos mecanismos e processos de funcionamento da língua e desenvolve as competências, linguística e comunicativa, necessárias ao uso funcional da Língua Portuguesa.Esta obra é fundamentada em pressupostos teóricos, que irão conduzir o aprendiz à apropriação de estratégias que lhe permitem compreender e comunicar os seus pensamentos com mais clareza, ao fazer o seu registo escrito. Demonstra-se que a partir de um ensino comunicativo, alicerçado na premissa da interação, o aprendiz constrói o seu conhecimento na língua segunda. Dedicatória
Agradecimentos
Recado ao aluno
Nota prévia da autora
A reflectir
UNIDADE 1: As Línguas e o contacto dos Surdos com elas
1. Objectivos da Unidade 1
1.1. Línguas gestuais e línguas orais
1.2. O contacto do indivíduo com as línguas à sua volta
1.3. Línguas de contacto da comunidade Surda
1.3.1. O bilinguismo que partilha a comunidade Surda
1.3.2. Diversidade linguística da comunidade Surda portuguesa: a língua primeira e a língua segunda
1.3.3. O papel social da LGP para a comunidade Surda portuguesa
1.3.4. O papel social da LP para a comunidade Surda portuguesa
1.3.5. O ensino instrumental da LP
1.4. Síntese
1.5. Avaliação Formativa
UNIDADE 2: Palavras a entender para ler e escrever em língua portuguesa
2. Objectivos da Unidade 2
2.1. Constituintes da língua portuguesa
2.2. A construção das palavras em língua portuguesa
2.3. Representações gráficas das palavras em língua portuguesa
2.4. A entender o léxico e o seu significado
2.4.1. A busca de conceitos num dicionário
2.4.2. Que tipos de palavras deves conhecer para entenderes melhor os textos?
2.5. A construção das frases em língua portuguesa
2.5.1. Que tipos de estruturas deves conhecer para entenderes melhor os textos?
2.6. Síntese
2.7. Avaliação formativa
UNIDADE 3: O texto e suas diferentes formas de apresentação
3. Objectivos da Unidade 3
3.1. Texto: o que é?
3.2. A diversidade de Géneros Textuais
3.3. Modelos de Géneros Textuais
3.4. Síntese
3.5. Avaliação formativa
UNIDADE 4: Ler e ler. Escrever e escrever
4. Objectivos da Unidade 4
4.1. Estratégias para ler textos escritos em LP
4.1.1. O que a leitura de um texto provoca no leitor?
4.2. Estratégias para escrever textos em LP
4.3. Síntese
4.4. Avaliação formativa
Referências Bibliográficas
Fonte para os textos autênticos usados no manual
Read more
Leave a review