QUESTÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM

Limited special offer
€12.22 €13.58
SALE-10%
Out-of-Stock
Overview
Este manual pretende ajudar a reflectir sobre o que é aprender e ensinar. Na primeira unidade, Teorias clássicas da aprendizagem, apresentam-se diversos modelos sobre a aprendizagem e os factores que nela intervêm, estimulando um olhar crítico sobre os mesmos. Na segunda, As neurociências ao serviço da escola, procura-se despertar para a necessidade de conhecer os mecanismos neurobiológicos que são os alicerces das operações mentais subjacentes à aprendizagem. Na terceira, Estratégias de ensino, lança-se um desafio aos professores: o de procurarem encontrar a melhor e mais eficaz via para os aprendentes se apropriarem dos conteúdos curriculares em causa em cada acção de ensino. Prefácio UNIDADE 1: Teorias clássicas da Aprendizagem 1. Objectivos da Unidade 1 1.1. Introdução 1.2. Perspectivas Comportamentais sobre a Aprendizagem 1.2.1. O Condicionamento Clássico 1.2.2. O Condicionamento Operante 1.2.3. A Aprendizagem Social 1.3. Aprendizagem Cognitiva 1.3.1. Piaget e a Aprendizagem Operatória 1.3.2. Aprendizagem e Processamento da Informação 1.3.3. Metacognição e o Movimento de Aprender a Aprender 1.4. Síntese 1.5. Avaliação Formativa UNIDADE 2: As Neurociências e a Escola 2. As Neurociências e a Escola Bibliografia UNIDADE 3: Estratégias e Currículo 3. Objectivos da Unidade 3 3.1. Conteúdos 3.1.1. Que é Ensinar? 3.2. Estratégia e Desenvolvimento Curricular 3.3. Estratégia como Operacionalização Didáctica 3.4. Síntese das Ideias-Chave 3.5. Caixa de Questões e Sugestões para Reflexão ou Inter-Formação 3. 6. Avaliação – Exemplos UNIDADE 4: Concepção, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino 4. Objectivos da Unidade 4 Identificar as relações entre o acto de ensinar e o conceito de estratégia. Caracterizar uma estratégia enquanto concepção global e finalizada das acções. Relacionar os processos e instrumentos de avaliação com os objectivos pretendidos e as estratégias utilizadas. 4.1. Conteúdos 4.1.1. Ensinar como acção estratégica 4.1.2. Que é uma estratégia de ensino? 4.1.3 Estratégia e avaliação, ou estratégias com avaliação? – a regulação da estratégia 4.2. Síntese das ideias-chave 4.3. Caixa de questões e sugestões para reflexão 4.4. Avaliação UNIDADE 5: Exemplos de construção de estratégias de ensino 5. Objectivos da Unidade 5 5.1. Conteúdos 5.1.1. Operações/acções implicadas no desenvolvimento de uma estratégia 5.1.2. Alguns exemplos de descrição narrativa de estratégias globais para um dado conteúdo de aprendizagem 5.1.3. Exemplos de situações de planificação de ensino – para análise Bibliografia
Read more
Abstract
Contents
Reviews
No comments

Leave a review

  • Quality:
Describe this product using simple and short words.
Upload images:
Drop images here or click to upload.
Product Details
9789725403266

Data sheet

ISBN
9789725403266
Date
12-2011
Edition
Publisher
UCE
Pages
84
Kind of product
Book
Language
Portuguese
Serie or Journal
Língua Gestual Portuguesa
Thematic Classification
Ciências da Saúde » Língua Gestual
Related products
Recently Viewed

Menu

Create a free account to use wishlists.

Sign in