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Esta Introdução às Ciências da Educação está particularmente focalizada nos Temas e Problemas da Educação Inclusiva. Dois princípios definem o paradigma educacional a partir da segunda metade do século XX: Universalidade e Inclusão, e estão na origem de uma mudança profunda das finalidades da Educação. O reconhecimento do direito à educação de todos os cidadãos inscrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) marca o início de sucessivas vagas ou movimentos que conduzem a um novo modelo de escola, a escola inclusiva, proclamada pela comunidade das nações e organizações internacionais na Conferência de Salamanca em 1994.O que se pretende nesta obra é mostrar a inevitabilidade da evolução do paradigma da exclusão para o paradigma da inclusão e compreender as motivações políticas, sociais e económicas que impulsionam esta viragem. Ao contrário do que acontecia nas sociedades rurais e pré-industriais, na actual sociedade da informação e do conhecimento não existe espaço para os iletrados ou analfabetos. Cerca de mil milhões de cidadãos em todo o mundo ainda estão excluídos do acesso à leitura e à escrita, impedidos de beneficiar das novas tecnologias, de participar numa sociedade assente nestas competências, comprometendo a sua integração na vida social e no mundo do trabalho.A análise dos marcos históricos que preparam os movimentos da inclusão e que culminam com a proclamação da escola inclusiva, na passada década de noventa, permitem compreender que a escola não pode continuar a rejeitar e a excluir uma parte importante da população mundial. O que está em causa é o bem-estar, a harmonia e a segurança de todos. A escola inclusiva é a via para um mundo melhor. Agradecimentos
Nota prévia
Objectivos Gerais desta Unidade Curricular
Desempenhos esperados no final desta Unidade Curricular
UNIDADE 1: Temas e problemas da Educação inclusiva
1. Objectivos da Unidade 1
1.1. Problemas da escola actual: visão dos alunos e identificação de questões de partida
1.2. As grandes finalidades da educação
1.3. Educação e desenvolvimento humano
1.4. Importância da Educação e das Ciências da Educação
1.5. A pluralidade das Ciências da Educação
1.6. A Educação e as Ciências da Educação em Portugal
1.7. Síntese
1.8. Avaliação formativa
UNIDADE 2: Organização da educação escolar: o paradigma da exclusão
2. Objectivos da Unidade 2
2.1. Todas as pessoas têm hoje garantido o direito à educação?
2.2. O que é que preconizam as organizações mundiais?
2.2.1. Declaração Universal dos Direitos Humanos
2.2.2. Constituição da República Portuguesa
2.3. Orientações políticas, medidas legislativas e a realidade
2.4. As quatro grandes dimensões da exclusão escolar
2.4.1. O acesso à escola ainda é negado a muitos milhões de alunos
2.4.2. Muitos milhões de alunos ainda abandonam ou são excluídos da escola precocemente
2.4.3. A escola ainda não aprendeu a educar os alunos deficientes, com dificuldades de aprendizagem ou simplesmente diferentes
2.4.4. A escola em Portugal ainda está organizada para a exclusão
2.5. Síntese
2.6. Avaliação formativa
UNIDADE 3: Organização da educação escolar: o paradigma da inclusão
3. Objectivos da Unidade 3
3.1. Marcos históricos fundamentais da inclusão escolar
3.1.1. Primeiro marco histórico - 1948: Declaração Universal dos Direitos Humanos
3.1.2. Segundo marco histórico - Lei 94-142, sobre a Educação de Todas as Crianças com Necessidades Educativas Especiais
3.1.3. Terceiro marco histórico - O Relatório Warnock
3.1.4. Quarto marco histórico - Conferência Mundial sobre Educação Para Todos
3.1.4.1. Apresentação
3.1.4.2. O diagnóstico
3.1.4.3. Destaque: Educação Para Todos
3.1.4.4. Causas e consequências
3.1.4.5. Os pressupostos e as grandes finalidades
3.1.4.6. Objectivos
3.1.4.7. Plano de Acção
3.1.5. Quinto marco histórico - Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais
3.1.5.1. Apresentação
3.1.5.2. As ideias-chave
3.1.5.3. Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas Especiais
3.1.5.4. O princípio da inclusão e as suas dimensões
3.2. Síntese
3.3. Avaliação formativa
UNIDADE 4: Organização da escola inclusiva
4. Objectivos da Unidade 4
4.1. Educar todos na diversidade e na diferença
4.2. O Currículo: da exclusão à inclusão
4.2.1. Conceito de currículo
4.2.2. Tipos de currículo
4.2.3. Funções do currículo
4.3. Diferenciação pedagógica
4.3.1. Diferenciação dos conteúdos
4.3.2. Diferenciação de métodos e recursos
4.3.3. Diferenciação das modalidades de avaliação.
O conceito de avaliação?
Evolução das teorias e práticas de avaliação
Avaliação, exclusão e inclusão
A avaliação e os caminhos da inclusão
4.4. Formação de professores
4.5. Síntese
4.6. Avaliação formativa
Bibliografia
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