INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Temas e problemas da educação inclusiva

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Overview
Esta Introdução às Ciências da Educação está particularmente focalizada nos Temas e Problemas da Educação Inclusiva. Dois princípios definem o paradigma educacional a partir da segunda metade do século XX: Universalidade e Inclusão, e estão na origem de uma mudança profunda das finalidades da Educação. O reconhecimento do direito à educação de todos os cidadãos inscrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) marca o início de sucessivas vagas ou movimentos que conduzem a um novo modelo de escola, a escola inclusiva, proclamada pela comunidade das nações e organizações internacionais na Conferência de Salamanca em 1994.O que se pretende nesta obra é mostrar a inevitabilidade da evolução do paradigma da exclusão para o paradigma da inclusão e compreender as motivações políticas, sociais e económicas que impulsionam esta viragem. Ao contrário do que acontecia nas sociedades rurais e pré-industriais, na actual sociedade da informação e do conhecimento não existe espaço para os iletrados ou analfabetos. Cerca de mil milhões de cidadãos em todo o mundo ainda estão excluídos do acesso à leitura e à escrita, impedidos de beneficiar das novas tecnologias, de participar numa sociedade assente nestas competências, comprometendo a sua integração na vida social e no mundo do trabalho.A análise dos marcos históricos que preparam os movimentos da inclusão e que culminam com a proclamação da escola inclusiva, na passada década de noventa, permitem compreender que a escola não pode continuar a rejeitar e a excluir uma parte importante da população mundial. O que está em causa é o bem-estar, a harmonia e a segurança de todos. A escola inclusiva é a via para um mundo melhor. Agradecimentos Nota prévia Objectivos Gerais desta Unidade Curricular Desempenhos esperados no final desta Unidade Curricular UNIDADE 1: Temas e problemas da Educação inclusiva 1. Objectivos da Unidade 1 1.1. Problemas da escola actual: visão dos alunos e identificação de questões de partida 1.2. As grandes finalidades da educação 1.3. Educação e desenvolvimento humano 1.4. Importância da Educação e das Ciências da Educação 1.5. A pluralidade das Ciências da Educação 1.6. A Educação e as Ciências da Educação em Portugal 1.7. Síntese 1.8. Avaliação formativa UNIDADE 2: Organização da educação escolar: o paradigma da exclusão 2. Objectivos da Unidade 2 2.1. Todas as pessoas têm hoje garantido o direito à educação? 2.2. O que é que preconizam as organizações mundiais? 2.2.1. Declaração Universal dos Direitos Humanos 2.2.2. Constituição da República Portuguesa 2.3. Orientações políticas, medidas legislativas e a realidade 2.4. As quatro grandes dimensões da exclusão escolar 2.4.1. O acesso à escola ainda é negado a muitos milhões de alunos 2.4.2. Muitos milhões de alunos ainda abandonam ou são excluídos da escola precocemente 2.4.3. A escola ainda não aprendeu a educar os alunos deficientes, com dificuldades de aprendizagem ou simplesmente diferentes 2.4.4. A escola em Portugal ainda está organizada para a exclusão 2.5. Síntese 2.6. Avaliação formativa UNIDADE 3: Organização da educação escolar: o paradigma da inclusão 3. Objectivos da Unidade 3 3.1. Marcos históricos fundamentais da inclusão escolar 3.1.1. Primeiro marco histórico - 1948: Declaração Universal dos Direitos Humanos 3.1.2. Segundo marco histórico - Lei 94-142, sobre a Educação de Todas as Crianças com Necessidades Educativas Especiais 3.1.3. Terceiro marco histórico - O Relatório Warnock 3.1.4. Quarto marco histórico - Conferência Mundial sobre Educação Para Todos 3.1.4.1. Apresentação 3.1.4.2. O diagnóstico 3.1.4.3. Destaque: Educação Para Todos 3.1.4.4. Causas e consequências 3.1.4.5. Os pressupostos e as grandes finalidades 3.1.4.6. Objectivos 3.1.4.7. Plano de Acção 3.1.5. Quinto marco histórico - Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais 3.1.5.1. Apresentação 3.1.5.2. As ideias-chave 3.1.5.3. Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas Especiais 3.1.5.4. O princípio da inclusão e as suas dimensões 3.2. Síntese 3.3. Avaliação formativa UNIDADE 4: Organização da escola inclusiva 4. Objectivos da Unidade 4 4.1. Educar todos na diversidade e na diferença 4.2. O Currículo: da exclusão à inclusão 4.2.1. Conceito de currículo 4.2.2. Tipos de currículo 4.2.3. Funções do currículo 4.3. Diferenciação pedagógica 4.3.1. Diferenciação dos conteúdos 4.3.2. Diferenciação de métodos e recursos 4.3.3. Diferenciação das modalidades de avaliação. O conceito de avaliação? Evolução das teorias e práticas de avaliação Avaliação, exclusão e inclusão A avaliação e os caminhos da inclusão 4.4. Formação de professores 4.5. Síntese 4.6. Avaliação formativa Bibliografia
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Product Details
9789725402917

Data sheet

ISBN
9789725402917
Date
12-2011
Edition
Publisher
UCE
Pages
112
Kind of product
Book
Language
Portuguese
Thematic Classification
Ciências da Saúde » Língua Gestual
Serie
Língua Gestual Portuguesa
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