Este manual divide-se em duas perspetivas que se relacionam entre si. Uma é a da abordagem da língua sobre o ponto de vista mais gramatical, visando a resolução prática de problemas que afetam a escrita e leitura de alunos surdos em Português.A outra é a da abordagem da língua sobre o ponto de vista do género textual, visando o conhecimento e o domínio de técnicas de construção de texto numa perspetiva dos contextos em que se inserem e os objetivos que servem. Nesta lógica, o manual analisa e interpreta vários tipos de texto, ao mesmo tempo que propõe a resolução de vários exercícios práticos e de trabalho de interpretação e escrita.A proposta deste manual é pois simples: conhecer e dominar algumas estruturas essenciais da língua, ao mesmo tempo que esta é vista enquanto um sistema comunicativo que se insere num contexto social e que serve objetivos práticos. Espera-se que a interação entre estas duas abordagens contribua para um desenvolvimento efetivo das competências em Português do aluno surdo, seja qual for o seu nível de proficiência inicial Agradecimentos
UNIDADE 1: As Línguas e o contacto dos Surdos com elas
1. Objetivos da Unidade 1
1.1. Introdução
1.2. Frases
Atividade 1
1.3. Funções sintáticas
1.3.1. Sujeito
Atividade 2
1.3.2. Predicado
1.3.3. Predicativo
1.3.4. Complemento direto
Atividade 3
1.3.5. Complemento indirecto
1.3.6. Agente da passiva
1.3.7. Complemento circunstancial
1.3.8. Complemento determinativo
1.3.9. Atributo
1.3.10. Aposto
1.3.11. Expressão de realce
1.3.12. Vocativo
1.4. Síntese
Avaliação Formativa
UNIDADE 2: Ler e escrever sobre mim e sobre os outros: O Texto Pessoal
2. Objetivos da Unidade 2
2.1. O Texto
2.2. O texto sobre quem sou – Apresentação Pessoal
2.2.1. O contexto
2.2.2. Informação geral
2.2.3. Funções comunicativas
2.2.4. As etapas do texto
2.2.5. Aspetos gramaticais no texto de apresentação pessoal
2.2.5.1. Formas verbais: o presente do indicativo
Atividade 4
2.3. Texto de apresentação formal
2.3.1. O contexto
Atividade 5
2.3.2. Funções comunicativas
2.3.3. As etapas do texto
Atividade 6
2.4. O texto pessoal sobre outros – Biografia
2.4.1. O contexto
2.4.2. Etapas do texto
2.4.3. Aspetos gramaticais no texto biográfico
2.4.3.1. As formas verbais: pretérito perfeito do indicativo
Atividade 7
Atividade 8
Atividade 9
2.5. Histórias de vida – Relato
2.5.1. O contexto
2.5.2. Etapas do texto
2.5.3. Aspetos gramaticais do texto tipo relato
2.5.3.1. As formas verbais: pretérito imperfeito do indicativo
Atividade 10
Atividade 11
2.6. Síntese
Avaliação Formativa
UNIDADE 3: Ler e escrever com a imaginação: O Texto Narrativo Criativo
3. Objetivos da Unidade 3
3.1. Introdução
3.2. O texto narrativo criativo
3.2.1. O que é uma narrativa criativa
3.2.2. Categorias da narrativa
3.2.3. Antes de ler
3.2.4. Interpretação do texto
3.2.5. As etapas do texto
3.2.6. Aspetos gramaticais
3.2.6.1. Conjunções
Atividade 12
Atividade 13
3.2.6.2. A palavra que
Atividade 14
Atividade 15
3.3. O texto criativo
Atividade 16
Atividade 17
Atividade 18
3.4. Síntese
Avaliação Formativa
UNIDADE 4: Onde é que eu errei?: Algumas áreas críticas do Português Como Segunda Língua para Surdos
4. Objetivos da Unidade 4
4.1. Introdução
4.2. Verbos
4.2.1. Conjugações perifrásticas
4.2.1.1. Estar a…
Atividade 19
4.2.1.2. Ir… – falar do futuro
Atividade 20
4.2.2. Pretérito mais-que-perfeito composto
Atividade 21
4.2.3. A voz passiva
Atividade 22
4.2.4. Conjugação pronominal reflexa
Atividade 23
4.3. Nomes, artigos e adjetivos: a regra da concordância
4.3.1. Nome
4.3.1.1. A flexão de género
4.3.1.2. Flexão de número
Atividade 24
Atividade 25
4.4. Adjetivo
4.4.1. Flexão de género
4.4.2. Flexão de número
4.5. Artigo
4.6. A regra da concordância
Atividade 26
Atividade 27
Atividade 28
4.7. Preposições e locuções prepositivas
4.7.1. Preposições de movimento
Atividade 29
Atividade 30
Atividade 31
4.7.2. Preposições de tempo
Atividade 32
Atividade 33
4.7.3. Preposições e locuções prepositivas de lugar
Atividade 34
4.8. Formas de tratamento
4.9. O acordo ortográfico
4.9.1. O alfabeto
4.9.2. Minúsculas
4.9.3. Maiúsculas e minúsculas
4.9.4. Consoantes duplas e consoantes mudas
4.9.5. Acentos gráficos
4.9.6. Hífen
4.10. Síntese
Referências Bibliográficas
Fontes das imagens utilizadas:
História e Comunidade Surda - Harlan Lane
Linguística das Línguas Gestuais - William Stoko
Educação Bilingue - Kristina Svartholm
Neurolingística - Edward Klima e Ursula Bellugi
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