PORTUGUÊS COMO LÍNGUA SEGUNDA PARA SURDOS II

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Overview
Este manual divide-se em duas perspetivas que se relacionam entre si. Uma é a da abordagem da língua sobre o ponto de vista mais gramatical, visando a resolução prática de problemas que afetam a escrita e leitura de alunos surdos em Português.A outra é a da abordagem da língua sobre o ponto de vista do género textual, visando o conhecimento e o domínio de técnicas de construção de texto numa perspetiva dos contextos em que se inserem e os objetivos que servem. Nesta lógica, o manual analisa e interpreta vários tipos de texto, ao mesmo tempo que propõe a resolução de vários exercícios práticos e de trabalho de interpretação e escrita.A proposta deste manual é pois simples: conhecer e dominar algumas estruturas essenciais da língua, ao mesmo tempo que esta é vista enquanto um sistema comunicativo que se insere num contexto social e que serve objetivos práticos. Espera-se que a interação entre estas duas abordagens contribua para um desenvolvimento efetivo das competências em Português do aluno surdo, seja qual for o seu nível de proficiência inicial Agradecimentos UNIDADE 1: As Línguas e o contacto dos Surdos com elas 1. Objetivos da Unidade 1 1.1. Introdução 1.2. Frases Atividade 1 1.3. Funções sintáticas 1.3.1. Sujeito Atividade 2 1.3.2. Predicado 1.3.3. Predicativo 1.3.4. Complemento direto Atividade 3 1.3.5. Complemento indirecto 1.3.6. Agente da passiva 1.3.7. Complemento circunstancial 1.3.8. Complemento determinativo 1.3.9. Atributo 1.3.10. Aposto 1.3.11. Expressão de realce 1.3.12. Vocativo 1.4. Síntese Avaliação Formativa UNIDADE 2: Ler e escrever sobre mim e sobre os outros: O Texto Pessoal 2. Objetivos da Unidade 2 2.1. O Texto 2.2. O texto sobre quem sou – Apresentação Pessoal 2.2.1. O contexto 2.2.2. Informação geral 2.2.3. Funções comunicativas 2.2.4. As etapas do texto 2.2.5. Aspetos gramaticais no texto de apresentação pessoal 2.2.5.1. Formas verbais: o presente do indicativo Atividade 4 2.3. Texto de apresentação formal 2.3.1. O contexto Atividade 5 2.3.2. Funções comunicativas 2.3.3. As etapas do texto Atividade 6 2.4. O texto pessoal sobre outros – Biografia 2.4.1. O contexto 2.4.2. Etapas do texto 2.4.3. Aspetos gramaticais no texto biográfico 2.4.3.1. As formas verbais: pretérito perfeito do indicativo Atividade 7 Atividade 8 Atividade 9 2.5. Histórias de vida – Relato 2.5.1. O contexto 2.5.2. Etapas do texto 2.5.3. Aspetos gramaticais do texto tipo relato 2.5.3.1. As formas verbais: pretérito imperfeito do indicativo Atividade 10 Atividade 11 2.6. Síntese Avaliação Formativa UNIDADE 3: Ler e escrever com a imaginação: O Texto Narrativo Criativo 3. Objetivos da Unidade 3 3.1. Introdução 3.2. O texto narrativo criativo 3.2.1. O que é uma narrativa criativa 3.2.2. Categorias da narrativa 3.2.3. Antes de ler 3.2.4. Interpretação do texto 3.2.5. As etapas do texto 3.2.6. Aspetos gramaticais 3.2.6.1. Conjunções Atividade 12 Atividade 13 3.2.6.2. A palavra que Atividade 14 Atividade 15 3.3. O texto criativo Atividade 16 Atividade 17 Atividade 18 3.4. Síntese Avaliação Formativa UNIDADE 4: Onde é que eu errei?: Algumas áreas críticas do Português Como Segunda Língua para Surdos 4. Objetivos da Unidade 4 4.1. Introdução 4.2. Verbos 4.2.1. Conjugações perifrásticas 4.2.1.1. Estar a… Atividade 19 4.2.1.2. Ir… – falar do futuro Atividade 20 4.2.2. Pretérito mais-que-perfeito composto Atividade 21 4.2.3. A voz passiva Atividade 22 4.2.4. Conjugação pronominal reflexa Atividade 23 4.3. Nomes, artigos e adjetivos: a regra da concordância 4.3.1. Nome 4.3.1.1. A flexão de género 4.3.1.2. Flexão de número Atividade 24 Atividade 25 4.4. Adjetivo 4.4.1. Flexão de género 4.4.2. Flexão de número 4.5. Artigo 4.6. A regra da concordância Atividade 26 Atividade 27 Atividade 28 4.7. Preposições e locuções prepositivas 4.7.1. Preposições de movimento Atividade 29 Atividade 30 Atividade 31 4.7.2. Preposições de tempo Atividade 32 Atividade 33 4.7.3. Preposições e locuções prepositivas de lugar Atividade 34 4.8. Formas de tratamento 4.9. O acordo ortográfico 4.9.1. O alfabeto 4.9.2. Minúsculas 4.9.3. Maiúsculas e minúsculas 4.9.4. Consoantes duplas e consoantes mudas 4.9.5. Acentos gráficos 4.9.6. Hífen 4.10. Síntese Referências Bibliográficas Fontes das imagens utilizadas: História e Comunidade Surda - Harlan Lane Linguística das Línguas Gestuais - William Stoko Educação Bilingue - Kristina Svartholm Neurolingística - Edward Klima e Ursula Bellugi
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Product Details
9789725403105

Data sheet

ISBN
9789725403105
Date
12-2011
Edition
Publisher
UCE
Pages
180
Kind of product
Book
Language
Portuguese
Serie or Journal
Língua Gestual Portuguesa
Thematic Classification
Ciências da Saúde » Língua Gestual
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