A MULTIDÃO E A TELEVISÃO

Limited special offer
€18.85 €20.94
SALE-10%
Overview

A televisão mostra constantemente multidões políticas, religiosas, festivas e muitas da sua própria criação em programas de entretenimento e espectáculo. Todavia, esta relação entre o meio de massas televisão e as massas nela presentes não recebeu até hoje atenção quanto ao seu significado sociológico e mediático. Facto estranho, sendo a multidão uma das mais tenazes formas sociais, necessária à vida colectiva, não só na sua expressão integrada e consensual, como na sua expressão apocalíptica e de dissensão. Considerada na sua repetição e diversidade, a multidão adquire um carácter estrutural. Ao ocupar o espaço público e mediático, a multidão tem intenção de representação. É para ser vista. É uma forma de comunicação.Este livro propõe uma viagem ao centro da teoria da multidão, que ocupou desde sempre um lugar no pensamento político-social do Ocidente, mas não originou paradigmas consistentes, devido à diversidade de representações teóricas e ao seu carácter efémero. É um tema habitualmente à margem do núcleo de reflexão político-sociológica. Propondo-se colmatar esse vazio, o livro faz o levantamento crítico e fundamentado historicamente das teorias da multidão e analisa depois em detalhe representações multitudinárias na televisão, como os colectivos encenados nos estúdios de TV e, no espaço público, manifestações globais contra a globalização, Marchas Brancas em Bruxelas e Portugal, um ataque a um milheiral transgénico em Silves, as manifestações de professores em 2008, uma missa campal do papa na Alemanha, o último dos concertos Promenade na BBC, os MTV European Music Awards em Lisboa e o Euro 2004. Prólogo por Salvador Giner Prefácio Introdução A multidão e as suas representações I – Representações teóricas da multidão 1. Da era das multidões à era dos públicos Atenas e Roma: alea jacta est A confirmação evangélica A multidão normalizada A multidão anglo-americana A multidão continental A multidão na emergência das ciências sociais Le Bon: um plagiador muito original O impacto da concepção tremendista da multidão Gabriel Tarde: a era dos públicos e as multidões diversas Durkheim: a importância da multidão ex-denominada Durkheim: as formas elementares da multidão no centro da vida social A multidão na teoria americana: de Sidis e Park aos anos 60 2. No centro da era dos extremos O marxismo e o leninismo: da multitude ao partido Perplexidades democráticas Freud e a relação da multidão com o meneur Nacionalismo e multidões A multidão silenciosa de Salazar A multidão são todos: Ortega y Gasset Hanna Arendt e a multidão no totalitarismo Elias Canetti e a multidão independente do poder 3. A era dos eventos, das audiências, do entretenimento e das redes Comunidade, comunhão, ritual, festa Rituais e eventos de multidão A opinião pública entre público e multidão Os media de massas e os espectáculos, próximos da multidão A eventificação do quotidiano Pão e circo, outra vez e sempre A articulação da multidão política com o espectáculo e os media A categorização incerta das audiências mediáticas Duas variações sobre o tema das massas: Shils e Williams A omnipresença e a nova normalização da multidão A difícil normalização da multidão para a autoridade policial A multidão da era das redes II – Representações mediáticas da multidão 1. Introdução: análise de imagens fixas Representações fotográficas da multidão: análise de uma fotografia Representações fotográficas da multidão: análise de uma série fotográfica Uma multidão entre a realidade e a ficção 2 2. As representações televisivas da multidão Análise das imagens em movimento A presença multitudinária na televisão Os eventos multitudinários e os estudos televisivos Uma tipologia do dispositivo espectacular das multidões na televisão Criando a dupla identificação do Eu/Nós do espectador A multidão no estúdio Multidões políticas na televisão Manifestações globais contra a globalização (1999, 2001, 2005) Marchas brancas em Bruxelas (1996) e Portugal (2003) Ataque a milheiral transgénico em Silves (2007) Manifestações de professores (2008) Multidões musicais O último dos concerto Promenade na BBC (2004-5) MTV European Music Awards (2005) Multidões religiosas católicas A Multidão e a Televisão Fátima (2004, 2006) Jornada Mundial da Juventude (2005) Multidões desportivas Campeonato Europeu de Futebol (2004) Conclusões Bibliografia Anexos

Read more
Abstract
Contents
Reviews
No comments

Leave a review

  • Quality:
Describe this product using simple and short words.
Upload images:
Drop images here or click to upload.
Product Details
9789725403815

Data sheet

ISBN
9789725403815
Date
05-2013
Edition
Publisher
UCE
Pages
408
Kind of product
Book
Language
Portuguese
Serie
Estudos de Comunicação e Cultura
Thematic Classification
Artes e Humanidades » Comunicação
Related products
Recently Viewed

Menu

Create a free account to use wishlists.

Sign in