Porque serão os jovens de hoje os agentes de mudança num amanhã que se espera mais justo e pacífico para toda a Humanidade, as práticas culturais que lhes são dirigidas devem merecer-nos uma atenção especial. De entre estas, destaca-se a literatura juvenil, não apenas pelo contributo que pode dar ao estudo desta fase da vida do indivíduo, mas sobretudo porque pode interferir positivamente no seu processo de desenvolvimento identitário. Nota prévia 1. O “romance juvenil” contemporâneo 1.1. Estudos Literários Infantojuvenis – emergência de uma nova disciplina 1.2. Corpus de análise no âmbito da Literatura Infantojuvenil 1.3. O “Adoleszenzroman” e a “Problemorientierte Jugendliteratur” como manifestações literárias juvenis da modernidade e pós-modernidade 1.4. A dimensão diagnóstica da época moderna/pós-moderna no romance juvenil contemporâneo 1.5. A construção de mundos juvenis no “romance adolescente” moderno 1.6. Análise das representações de “adolescência” no atual romance juvenil – uma abordagem transdisciplinar e transcultural no âmbito dos Estudos de Cultura 2. “Adolescência” 2.1. O conceito de “adolescência” – perspetiva histórica 2.2. O conceito de “adolescência” à luz das ciências humanas e sociais 2.3. A adolescência como uma fase importante da construção identitária 2.4. O conceito de “adolescência” no âmbito dos Estudos Literários Juvenis 3. A “Identidade Adolescente” no romance juvenil contemporâneo português e alemão 3.1. A construção da “identidade adolescente” no romance juvenil contemporâneo –metodologia de análise 3.2. A “identidade adolescente” no romance juvenil português e alemão 3.4. A “identidade adolescente” no romance juvenil português e alemão – análise contrastiva Bibliografia
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