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A Hermenêutica representa um dos mais notáveis domínios do pensamento ao longo dos séculos, dela tendo-se ocupado notáveis pensadores que vão desde Aristóteles a Heidegger, sem esquecer Schleiermacher, Gadamer e, mais recentemente, o nome incontornável de Paul Ricoeur. A Hermenêutica está presente e tem um lugar especial em todos os campos do saber, mas é sobretudo nas áreas e nas ciências humanas que a sua presença e importância se torna imprescindível. Da filosofia ao direito, da sociologia à teologia, da história às ciências bíblicas, a Hermenêutica não é apenas uma componente das questões da linguagem e nem se reduz a uma metodologia científica. Muito mais que isso, ela é uma peça fundamnetal na busca do sentido e na compreensão dos conteúdos que todas as ciências encerram em si. Desvendar esses mesmos conteúdos ou abrir-nos caminho para os compreender é um dos objectivos fundamentais da ciência hermenêutica. Apresentação
HERMENÊUTICAS BÍBLICAS ou JUDAICAS
Introdução – Hermenêuticas judaicas
a) O centro das Hermenêuticas judaicas
b) Precisão terminológica
1. Da Bíblia à formação da ‘Biblioteca’ judaica
1.1. A formação da ‘Biblioteca’ do Judaísmo (literatura judaica)
1.2. Enquadramento de referência
1.3. Da metodologia à Hermenêutica
1.4. As Fontes
2. Centralidade da Escritura
2.1. Centralidade cristológica
2.2. Centralidade soteriológica
2.3. A centralidade da Palavra
3. A Hermenêutica
3.1. Fundamentação da Hermenêutica
3.2. Os objectivos da Hermenêutica
3.3. O ‘lugar’ do processo hermenêutico
3.4. O ‘modo’ do processo hermenêutico
3.5. A metodologia do processo hermenêutico
3.6. Os ‘destinatários da actualização’ hermenêutica
3.7. O ambiente cultural
4. Hermenêuticas judaicas: Exegese ou Hermenêutica?
4.1. A Hermenêutica do Judaísmo antigo
4.2. A Hermenêutica judaica como processo de ‘reconstrução’ da Escritura
4.3. A pluralidade das fontes
4.4. A transmissão das ‘Tradições halákicas’
4.5. A transmissão das ‘Tradições hagádicas’
4.6. A fixação do Cânon
5. A Escritura e a Sinagoga
5.1. A ‘centralidade’ da Escritura na Sinagoga
5.2. Os ciclos de leitura da Torah na Sinagoga
5.3. A relação entre Seder (leitura da Lei) e Haftarah
6. A liturgia sinagogal – o Targum
6.1. Os procedimentos targúmicos
6.2. O Targum e o Texto Massorético
6.3. Métodos de interpretação targúmica
7. Os Targumim
7.1. Targum Onqelos ou Targum de Babilónia
7.2. Targum Pseudo-Jonathan (Yerushalmi)
7.3. O Targum como interpretação popular da Escritura
7.4. A doutrina da Escritura implícita no Targum
7.5. A actualização da Escritura no Targum
8. A Torah como ‘pólo’ hermenêutico da Escritura
8.1. A Torah como itinerário da fé bíblica
8.2. A Torah e o Judaísmo rabínico
8.3. A Torah: fonte de santidade, justiça e amor
9. Interpretação da Escritura nas Escolas: A Lei oral e a Lei escrita
9.1. A Torah oral como tradição de vida
9.2. As Regras (Middot) hermenêuticas de Hillel
9.3. As duas funções da Escritura no Judaísmo clássico
10. Os métodos estruturantes da exegese judaica
10.1. O Midrash como método estruturante
10.2. O método hagádico
10.3. O método halákico
10.4. Alguns exemplos de exegeses judaicas
11. A Bíblia e os Movimentos (grupos) judaicos
11.1. Exegese e Hermenêutica dos Saduceus
11.2. Exegese e Hermenêutica dos Fariseus
11.3. Exegese e Hermenêutica dos Essénios (Qumran)
11.4. Os métodos hermenêuticos
12. A Santificação do ‘Nome’ como código hermenêutico
12.1. Fundamentação teológica da identidade judaica
12.2. O estudo e a prática da Lei–fundamento da identidade judaica
13. A leitura da Escritura na Literatura apocalíptica
13.1. Da Lei (Torah) escrita à Lei oral
13.2. Fundamentação bíblica dos textos apocalípticos
13.3. Princípios teológicos dos textos apocalípticos
13.4. O sentido da História
13.5. Importância da Literatura apocalíptica
14. A Teologia da Literatura judaica apócrifa
14.1. A questão de Deus nos escritos apócrifos
14.2. A salvação dos gentios e de Israel
14.3. A justiça retributiva de Deus
14.4. O ‘mundo presente e futuro’
Apêndice I
As regras de Hillel e outros recursos
exegéticos do judaísmo
Apêndice II
Percursos e Instrumentos de uma
Metodologia bíblica
a) Etapas e percursos
b) Dicionários e Enciclopédias de conceitos fundamentais
c) Histórias do mundo bíblico e do Judaísmo
Anexo
Vocabulário específico da literatura judaica
Bibliografia
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