O objecto deste trabalho é o ensino privado, pondo em relevo as suas potencialidades, como condição necessária para a democratização da educação.
Perante uma sociedade deficitária de sinergias, experienciando uma profunda crise educacional e onde o Estado deixou de ser providencial, o ensino privado é uma passagem obrigatória para a educação em liberdade.
Numa análise histórica desde o início da nacionalidade até ao momento actual, mostra-se o pioneirismo do ensino particular no serviço às comunidades, a capacidade de resposta imediata aos novos problemas da sociedade, a capacidade de adaptação à mudança e às incertezas do futuro, mesmo quando condicionado por um Estado que tudo tem feito para atrofiar a sua intervenção.
Com um estudo de caso realizado num estabelecimento de ensino estatal, demonstra-se à evidência que a escola privada subvencionada pelo Estado é substancialmente mais económica que a escola pública, contribuindo, desta forma, para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros estatais
Read more
Leave a review