Ana Barroso | Ana Gago | Anna Rebecca Unterholzner | Beatriz Albuquerque | Beny Wagner | Carolina Baptista | Chiara Pussetti | Constança Babo | Daniel Tavares | Doug Bailey | Federica Manfredi | Filipa Sofia C. Carvalho e Cruz | Filippo Deorsola | Frederico Henriques | João Pedro Amorim | Mário Bruno Pastor | Milan Kroulík | Nádia Moura | Rosinda Casais | Sasha Litvintseva
Este trabalho analisa a forma como o museu refere o sagrado: como exprime o pensamento imaterial e os sentimentos religiosos e como são referenciados os objectos litúrgicos e devocionais numa apresentação museológica. Para isso, circunscrevemos a abordagem à realidade que nos é mais próxima, focalizando a musealização de objectos do culto católico em contexto português. A metodologia de investigação pressupõe a pesquisa histórica e o estudo de caso, baseados nos métodos de análise da história e da sociologia da arte, numa abordagem interdisciplinar que analise o tema sob os vários aspectos da arte, história, museologia e estudos religiosos. Resumo
Lista de abreviaturas e siglas
1 – Introdução
2 – Museologia oitocentista: grandes exposições e museus nacionais
2.1. Antecedentes da museologia
2.2. Museologia oitocentista: grandes exposições e museus nacionais
2.3. As colecções de arte religiosa nos museus regionais
2.4. A musealização dos tesouros eclesiásticos
2.5. Museologia de temática religiosa durante o Estado Novo
2.6. Museologia eclesiástica nos finais do século xx
3 - Musealização de objectos litúrgicos
3.1. Percepção do sagrado no culto católico
3.2. O rito e a intermediação dos objectos
3.3. Integração do objecto no ritual museológico
3.4. Análise do objecto no museu
3.5. Descontextualização
3.6. Propostas museológicas: tesouros, reservas e museus de arte sacra
3.7. Factores de inteligibilidade do objecto religioso
3.8. Reconstituição do contexto litúrgico no espaço museográfico
4 – Conclusão
Bibliografia
Legislação
Anexos
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