O problema do insucesso e do abandono escolar precoce em Portugal persiste nos dias de hoje, apesar das sucessivas políticas orientadas para a promoção do sucesso desenvolvidas nas últimas décadas do século XX. Estas políticas tiveram poucos impactos ao nível das práticas educativas, que se mantiveram reguladas pelo princípio do ensinar a todos como se todos fossem um só. No início do século XXI, o Ministério da Educação lança, em 2009, o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE), com o objetivo de prevenir o insucesso e o abandono escolar no ensino básico. Este programa abriu caminho para a emergência de projetos por parte das escolas, que se auto organizaram para fazer face aos seus problemas. Esta obra procura compreender a forma como as escolas responderam ao desafio da reorganização escolar, estudando as variáveis organizacionais mobilizadas para a promoção das aprendizagens e os seus impactos nas escolas. As organizações escolares são consideradas nas suas diferentes dimensões, nomeadamente ao nível das políticas educativas, da gramática organizacional, das variáveis organizacionais e das variáveis chave da sala de aula. Este livro, originário numa tese de doutoramento, fornece chaves que permitem construir práticas educativas mais sucedidas, sendo, por isso, um auxiliar indispensável nos programas de melhoria das escolas.
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