Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




IX ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE BIOÉTICA E III ENCONTRO LUSÓFONO DE BIOÉTICA

Organização: Centro de Estudos de Bioética (Portugal) 
                     Sociedade Brasileira de Bioética (Brasil)

Tema: Bioética
Coleção: Digital
Ano: 2017
Págs.: 356
ISBN: 9789898835185

Download Gratuito  

 

Há quase duas décadas que portugueses e brasileiros, e mais recentemente também africanos, se reúnem cada dois anos nas suas margens atlânticas para, numa ponte bioética, olhar a vida, saboreá-la e dedicar-lhe cuidada atenção.
Atentos ao desenvolvimento que as sociedades legitimamente reclamam, no IX Encontro Luso-Brasileiro de Bioética e III Encontro Lusófono de Bioética, debateu-se o “preço” deste desenvolvimento, e questionou-se o seu caminho e apontou-se modelos de proteção para os mais pobres, os esquecidos, ou para aqueles a quem apenas é permitido ladearem o Planeta.
Cientes de uma intrínseca fragilidade, que nos expõe à ofensa, ao vexame e à possibilidade de sermos mortalmente feridos, é no cuidado assumido também para com outras diversificadas formas de vida do nosso Planeta que afirmaremos a dimensão ética do nosso agir.
O IX Encontro Luso-Brasileiro de Bioética e III Encontro Lusófono de Bioética trabalhou temas como responsabilidade ética individual e institucional, a proteção devida ao ambiente que nos acolhe, a proteção que as questões sociais merecem dos poderes políticos.
Cerca de trinta conferências e em mais de cinquenta comunicações, onde o espaço do debate alargado e fecundo ocupou o seu lugar próprio; e numa toada porventura inusitada, revisitou-se o ser humano mergulhado numa biosfera de que é pertença, não proprietário, de cujos elementos se distingue mas de que se não separa, a cujos membros se junta mas não se diluindo nas suas existências; descobriu-se este mesmo ser humano na sua vulnerabilidade social e encontramo-lo no trapézio do seu viver. Identificou-se riscos e a necessidade de uma proteção ajustada, questionou-se um antropocentrismo estiolante e a necessidade de compromissos na procura de uma harmonia integradora!   

  

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial