Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA - Das origens até Aristóteles

Autora: Manuela Brito Martins
Tema: Teologia
Coleção: Manuais
Ano: 2019
Págs.: 295
ISBN: 9789898835703
Preço: 22€ | Novidade  encomendas  

O Manual de História da Filosofia antiga tem como objetivo fundamental fornecer aos alunos do 1º ano da disciplina de filosofia antiga, no curso de Teologia, as bases essenciais do pensamento filosófico grego desde as suas origens até ao período do seu apogeu, entre os séculos V e IV a. C. O traçado histórico que pontua o manual consiste em mostrar a génese da especulação filosófica, situando-a e contextualizado a racionalidade emergente numa cultura e num espaço que geográfico que lhe são próprios. Para isso, destacamos quatro grandes momentos importantes da especulação filosófica grega: o primeiro situado entre os séculos IX e VIII a. C. descreve a passagem de um Logos poético e mítico, e de pendor ‘teológico’, que se metamorfoseia lentamente para um Logos que estrutura e decifra o mundo de uma razão natural. O segundo momento que se situa entre os séculos VII e VI a. C, é instaurado pelo pensamento dos Pré-Socráticos que inauguram uma especulação centrada no cosmo e na sua ‘archê’. O terceiro situa-se entre os séculos V e IV e centra-se no pensamento antropológico dos sofistas, em particular, com Protágoras e Górgias e no pensamento de Sócrates. O quarto momento focaliza-se nos dois filósofos mais importantes do pensamento grego:  Platão e Aristóteles, que viveram entre os séculos IV e V. É o período áureo da filosofia grega.  Em relação a Platão, a exposição da doutrina do filósofo é acompanhada de sínteses elucidativas de alguns diálogos platónicos, como chave de leitura do seu pensamento. Relativamente a Aristóteles expomos, de forma abrangente os aspetos essenciais do seu pensamento, percorrendo os temas centrais, desenvolvidos nas suas obras. 
O Manual é, indiscutivelmente, um instrumento de trabalho valioso para os estudantes da Faculdade de Teologia que estudam a filosofia nos primeiros anos do seu currículo. No entanto, e apesar disso, ele poderá ser útil também para todos os leitores que se interessam e se iniciam ao estudo do pensamento filosófico grego. A sua realização deve-se, sobretudo, ao incentivo dado pelo professor Abel Canavarro, Diretor da Faculdade de Teologia, no Porto, e que se publica no ano de comemoração dos 50 anos da Faculdade de Teologia, a nível nacional, e dos 40 anos da Faculdade de Teologia, no Porto, bem como ao apoio dado pela  Católica Editora, Porto, na pessoa da Dra. Bárbara Monteiro, para a publicação de trabalhos académicos de cariz pedagógico e científico. Agradecemos igualmente à equipa de revisão, a Dra. Margarida Baldaia e o Dr. Mário Azevedo, pelo trabalho realizado.



   

                

Maria Manuela Brito Martins,  doutorou-se em Philosophie et Lettres pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve, no Institut Supérieur de Philosophie (Bélgica). É professora associada na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa — Porto, onde leciona vários cursos de filosofia, com particular incidência na área da filosofia antiga e medieval e metafísica, áreas prediletas da sua investigação. Entre as suas publicações destacam-se: “The Problem of Evil in Plotinus”, “O conceito de justiça em ‘Antígona’ de Sófocles e no livro de Job”, “Questões sobre a ‘teoria’ do género na história da tradição filosófica grega”, “A plurivocidade da ideia de corpo no Periphyseon de João Escoto Eriúgena: corpus, corporeus, corporalitas” e “Difficultés du repérage de l’influence érigénienne dans l’oeuvre de Guillaume”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial