Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLÓGICOS

Clique para mais informações

Autores: António Andrade | Jorge Julião
Tema: Economia, Gestão e Contabilidade
Coleção: Manuais
Ano: 2019
Págs.: 147
ISBN: 9789898835697

Preço: 20€ | Novidade 
   encomendas   

 

    



Este manual procura apresentar os conceitos essenciais sobre Sistemas de Informação e Tecnológicos numa perspetiva introdutória, mas atualizada e especialmente dirigida a estudantes da área da Economia e da Gestão.Num tempo de transformação digital em que se cruza a evolução das indústrias e dos serviços tradicionais, com as empresas nativas digitais, que revelam diferentes enquadramentos estratégicos para os seus sistemas de informação, é importante dotar os futuros atores principais desta realidade, com competências essenciais de leitura e de compreensão desta complexa problemática.  São assim tratados, em seis capítulos, temas como o alinhamento estratégico dos sistemas de informação, de base tecnológica, na vertente técnica, organizacional, ética e social. Identifica-se a arquitetura lógica destes sistemas e as aplicações chave para a gestão, sem esquecer a designada gestão do conhecimento que valoriza a centralidade das pessoas para as unidades económicas. A crescente importância da ciência dos dados é um tema introduzido, desde a sua organização ao tratamento e visualização, como informação de suporte à decisão. A gestão dos sistemas de informação enquanto planeamento, desenvolvimento e exploração é outro dos tópicos abordados dada a especial e crescente importância do papel do CIO na organização. São contemplados outros sistemas tecnológicos, nomeadamente a tecnologias de processo e da inovação de forma a permitir ao gestor a sua identificação, avaliação e capacidade de instalação, devidamente adequada à natureza do negócio. Finalmente, é em síntese descrita uma perspetiva sistémica e social, desta época de disrupção digital, procurando contribuir para evitar o esvaziamento e a irrelevância do sujeito no futuro do trabalho.

 

 

                                       

António Andrade, Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação e mestre em Informática de Gestão pela Universidade do Minho, e licenciado em Matemática Aplicada. É professor na Católica Porto Business School e colabora regularmente em várias disciplinas de programas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos das diversas unidades da Universidade Católica. Desempenhou cargos de gestão universitária na direção da Católica Porto Business School e na Direção de Mestrado em Ciências da Informação na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica em Braga. Membro do Centro de Investigação em Economia e Gestão, é autor de diversas publicações pedagógicas e científicas em revistas académicas, conferências, livros e jornais de especialidade. Exerce ainda funções de consultadoria no domínio das Tecnologias e Educação (e.g., Ministério da Educação) e na avaliação de projetos (e.g., Fundação Francisco Manuel dos Santos).

 
Jorge Julião, Doutorado em Gestão de Operações pela Universidade de Cranfield (Reino Unido), mestre em Design de Equipamentos e licenciado em Engenharia pela Universidade de Coimbra. Professor de Gestão de Operações e Sistemas de Informação. A sua experiência inclui uma posição de engenheiro de operações na indústria do papel, ensino na Universidade Católica Portuguesa, na Escola de Engenharia e nas Business Schools do Porto e Lisboa. Desempenhou vários cargos de gestão universitária: diretor-adjunto de Faculdade, presidente-adjunto de Centro Regional, coordenador de Polo e diretor de Departamento. Tem ainda experiência em consultadoria na avaliação de projetos para a AdI (Agência de Inovação) e a BES Inovação. Publicou vários trabalhos de investigação em revistas académicas, conferências, livros e jornais de especialidade.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial