Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




PSICOLOGIA DA JUSTIÇA E DO COMPORTAMENTO DESVIANTE

Clique para mais informações

Autores: Catarina Ribeiro, Maria Carmo Carvalho, Mariana Barbosa, Raquel Matos 
Tema: Psicologia
Coleção: Manuais
Ano: 2018
Págs.:167
ISBN: 9789898835512

Preço: 20€ | Novidade 
   encomendas   

 

    


Este manual enquadra uma formação em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante que aposta na diversidade de competências, respondendo às necessidades e expectativas que, a partir de permanentes transformações sociais, vão sendo criadas em torno do papel do psicólogo. A sua leitura possibilita conhecer e refletir sobre conteúdos que consideramos fundamentais para compreender os principais contextos, atores e processos sobre os quais vai atuar o psicólogo nesta área, seja em torno do crime, das drogas ou dos direitos humanos, seja no âmbito da avaliação psicológica forense, da redução de riscos associados aos consumos de substâncias ou da intervenção psicológica com vítimas ou agressores.
O manual inclui quatro capítulos principais sobre os seguintes temas: Teorias do comportamento desviante e do controlo social; O fenómeno das drogas em Portugal; Avaliação psicológica em contexto forense; Psicologia, paz e direitos humanos. Inclui ainda um quinto capítulo com um conjunto de exercícios que exigem a aplicação da teoria à prática e a adoção de uma postura crítica e reflexiva perante os conteúdos abordados ao longo do manual, para que estes sejam aprofundados, integrados e consolidados.

 

                    

Catarina Ribeiro é docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. É doutorada em Psicologia
pela Universidade do Porto, onde defendeu uma tese sobre decisão judicial em casos de abuso sexual intrafamiliar. É Psicóloga e Perita em Avaliação Psicológica Forense no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses I.P.

Maria Carmo Carvalho é docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação estão relacionados com o fenómeno do uso de substâncias psicoativas. É vice-Presidente do International Centre
for Ethnobotanical Education Research and Service e é membrofundador da Associação Kosmicare. Coordena o projeto Kosmicare no Boom Festival.

Mariana Barbosa é docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, onde defendeu a tese “Violência de Estado: das mensagens culturais às leituras individuais”. Tem-se dedicado ao ensino e à investigação no âmbito da Psicologia da Paz, área em que foi pioneira em Portugal.

Raquel Matos é docente da Faculdade de Educação e Psicologia e Diretora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa. Concluiu o doutoramento em Psicologia na Universidade do Minho, com uma tese sobre trajetórias de vida de jovens reclusas. Tem realizado investigação sobre criminalidade e reclusão feminina, género e controlo das migrações, e percursos de vida e experiências de jovens no sistema de justiça.

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial