Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




CATOLICISMO, TRADIÇÃO E PROGRESSO

Autores: Vários
Tema: Filosofia
Coleção: Biblioteca Humanística e Teologica Nº24 
Ano: 2017
Págs.: 778
ISBN: 9789898835307
Preço: 35€   encomendas

Autores: 

Ernesto Castro Leal, José Gama, Manuel Linda, Jorge Coutinho, António Sepúlveda Soares, Afonso Rocha, António Braz Teixeira, Arnaldo de Pinho, Eduardo C. Cordeiro Gonçalves, Paulo Ferreira da Cunha, Fernando Guimarães, José Acácio Aguiar de Castro, António Almodovar, José Esteves Pereira, Jorge Teixeira da Cunha, Maria Manuela Brito Martins, Nuno Ornelas Martins, J. Pinharanda Gomes, Ricardo Tavares

Contrariando a tradição do séc. XIX, um pensador tão importante como J. Habermas advogou, recentemente, por uma tensão dinâmica entre fé e razão, entre filosofia e religião, tensão dinâmica que é necessário cultivar nas sociedades crescentemente secularizadas de tradição cristã.
Ele retomou esse tema em 2004, no colóquio académico com o cardeal Ratzinger, na Academia Católica da Baviera, em Munique. Aí Habermas defendeu que, sob as condições de secularização do saber, de um poder estatal neutro e de uma liberdade religiosa generalizada, “toda a Religião deve renunciar à pretensão de estruturar uma forma de vida em sua totalidade”, mas que, por outro lado, “a neutralidade cosmovisiva do poder estatal, que garanta a todo o cidadão as mesmas liberdades éticas, é incompatível com a generalização política de uma visão secularizada do mundo”.
Ora o fundamento racional destas últimas exigências baseia--se em que as grandes religiões universais estão na origem da genealogia da razão: “A filosofia tem razões para situar-se frente às tradições religiosas na disposição de aprender”, já que estas últimas, e concretamente o Cristianismo, pertencem às origens da genealogia da razão.

 

              

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial