Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




NOTAS BREVES DE UM (DES)CONTENTAMENTO

Organização: Daniel Serrão | Comentários: Carlos da Costa Gomes
Tema: Bioética
Coleção: Perspetivas
Ano: 2016
Págs.: 150
ISBN: 9789898366986
Preço: 15€  
encomendas

 

 


Atendendo aos dados das ciências sobre a questão do início de um novo ser da espécie humana, um novo ser humano, é um erro interpretar o seu desenvolvimento de forma independente e fragmentada. Mas se é verdade que as descobertas científicas, no plano da biologia, originam uma nova visão da vida e do próprio homem desde o seu início ao seu término, também é verdade que oferecem novas possibilidades para mudanças sociais. A partir de textos escritos por Daniel Serrão para o programa, de sua autoria, “Bloco de Notas” da Rádio Renascença, vamos indo, novamente, ao encontro do seu pensamento. Temas diversos e temáticas várias atravessam a tessitura deste pequeno livro. Começa-se pelo início da vida; debate-se sobre as questões fraturantes, como, por exemplo, o aborto – que ainda mantém pertinência –; discorre-se sobre as implicações e os benefícios das novas tecnologias, nomeadamente sobre a reprodução humana (clonagem, transplantes...); e reflete-se sobre o envelhecimento e a velhice, ainda que de forma breve, bem como sobre as grandes questões do fim da vida – eutanásia, suicídio assistido, tratamentos desproporcionados, interrupção de tratamentos e direitos e deveres dos doentes.

 

 

 

CARLOS DA COSTA GOMES - Professor e Investigador do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa; Professor Convidado da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias – Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutor em Bioética pelo Instituto de Bioética da UCP e Teólogo Licenciado pela Faculdade de Teologia da UCP (Porto); Secretário Executivo da Direção e do Conselho Consultivo do Instituto de Bioética; Secretário-Geral do Centro de Estudos de Bioética e Diretor da Revista Portuguesa de Bioética; Presidente da Comissão de Ética da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis; membro da Comissão de Ética da ESALD; membro da CPCJ de Oliveira  de Azeméis.

 

    DANIEL SERRÃO - Professor Catedrático (jubilado) da Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto; Professor de Bioética no Doutoramento de Bioética, Instituto de Bioética da UCP. Membro Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa, Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Medicina; foi membro da European Academy of Sciences and Arts; membro da Pontifical Academy for Life; Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e do Steering Committee on Bioethics do Conselho da  Europa. Autor de várias obras de ética e bioética e centenas de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial