Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




DEMOCRACIA, NAÇÃO, FEDERAÇÃO

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg Coordenação: António Martins da Costa | Ernesto Castro Leal
Tema: Ciência Política
Coleção: Colóquios
Ano: 2019
Págs. 232
ISBN:encomendas 9789725406502
Preço: 16.60€ | Novidade 

A coletânea de textos, apresentada neste volume, insere-se na reflexão crítica sobre «Democracia, Nação, Federação», que os seus autores têm continuadamente investigado e meditado. Os pensamentos exprimidos cruzam olhares analíticos a partir da Filosofia, da História das Ideias e da História Política, tendo em vista indagar argumentos constituintes de diversas formas de democracia. Assim, são analisados os conceitos de democracia; soberania popular e soberania nacional; participação política, representação política e representação social, comunidade política e sociedade civil, ideias políticas sobre nação e federação, formas de organização político-institucional, elaboradas por pensadores portugueses, espanhóis e brasileiros, e diversas configurações de organização político-institucional para a Europa. As perspetivas de análise aqui presentes são diversas, mas convergem e evidenciam a preocupação dos filósofos e historiadores contemporâneos de repensar, de refundar e renovar a Democracia a nível nacional e transnacional.

 


 

 

            

António Martins da Costa é Doutor em Filosofia, professor de Filosofia no Ensino Secundário e investigador integrado do CEFI-UCP. As suas áreas de investigação são a ética e a política. Foi também investigador do extinto CEPP-Porto e professor auxiliar da Faculdade de Teologia do Centro Regional do Porto, de 2010 a 2015. Coordenador da obra Dispersos de Sampaio Bruno, IV Volume, publicada pela IMCM em parceria com a UCP, foi também coordenador/editor do Volume 75, n.º 1 de 2019, da Revista Portuguesa de Filosofia: Ética e Política Contemporânea: Ressonâncias Kantianas. Para além de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, publicou a obra O Pensamento Filosófico Português Contemporâneo: A receção de Kant em Leonardo Coimbra e a obra A reescrita Rawlsiana da Filosofia Política de Kant. É também coautor de várias obras coletivas. Tem sido convidado, pela Faculdade de Filosofia de Braga, para fazer parte de júris de teses de mestrado e de doutoramento. Leciona cursos de formação de professores.

Ernesto Castro Leal é doutor e agregado (História Contemporânea) pela Universidade de Lisboa. Professor associado (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e investigador integrado (Centro de História da Universidade de Lisboa). Desenvolve investigação em história política e história das ideias (séculos XIX-XX). Obras publicadas: António Ferro: Espaço Político e Imaginário Social (1918-1932) (Lisboa, Cosmos, 1994); Nação e Nacionalismos: A Cruzada Nacional, D. Nuno Álvares Pereira e As Origens do Estado Novo (1918-1938) (Lisboa, Cosmos, 1999); Partidos e Programas: O campo partidário republicano português (1910-1926) (Coimbra, Imprensa da Universidade, 2008); Manifestos, Estatutos e Programas Republicanos Portugueses (1873-1926): Antologia (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa Moeda, 2014).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial