Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




REDENÇÃO E ESCATOLOGIA Estudos de Filosofia, Religião, Literatura e Arte na Cultura Portuguesa - Vol. III Tomo 1

Coordenação: Samuel Dimas | Renato Epifânio | Luís Lóia
Tema: Filosofia
Coleção: Investigação
Ano: 2018 - Vol. III - Tomo 1
Págs.: 640
ISBN: 9789725406519
Preço: 39.50€ | Novidade  encomendas

 



O terceiro volume de Redenção e Escatologia contém a investigação realizada no âmbito de um projeto interdisciplinar sobre os temas da salvação do homem e da consumação do mundo na cultura portuguesa da contemporaneidade.
A reflexão aborda os temas da morte, da imortalidade e da plenitude, nas filosofias e nas espiritualidades hebraica, islâmica, cristã e budista da cultura religiosa contemporânea, tendo em consideração o problema da relação entre a providência divina e a liberdade humana.
Atende às questões da imortalidade e da justiça divina, sob a imagética do inferno e do paraíso, na filosofia e literatura do nosso tempo, tendo em consideração a coexistência entre o desenvolvimento científico, o depósito da fé das religiões reveladas e a presença de doutrinas gnósticas e esotéricas de origem filosófica órfico-pitagórica e de origem religiosa persa.
A configuração da realidade para a mundividência gnóstica fundamenta-se nas noções de Unidade divina originária, Queda na pluralidade da heterogeneidade mundana e restauração indiferenciada na Unidade absoluta perdida.
Evidencia as racionalidades que dão corpo ao sentimento de imortalidade divina e à necessidade vital de encontrar sentido para a experiência da morte e para o destino escatológico do Mundo: a metafísica monista panteísta da degradação e da restauração ou da reintegração; a metafísica pluralista deísta da transcendência absoluta; a metafísica pluralista teísta da criação e da redenção; a metafísica pluralista teísta da criação e da manifestação.
A configuração da realidade da mundividência cristã não se restringe à noção soteriológica da redenção do pecado e do mal, mas amplia-se à noção criacionista de desenvolvimento e manifestação num dinamismo de eterna e inventiva comunhão amorosa. 


 

 

 

 

Samuel Dimas – Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Licenciado, mestre e doutor em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde é Professor Auxiliar, investigador integrado e membro do Conselho de Direção do CEFi – Centro de Estudos de Filosofia. Membro da Direção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Tem como principais áreas de interesse académico: Filosofia Contemporânea, Teologia Filosófica, Filosofia da Religião, Filosofia da Cultura, Filosofia da Arte, Antropologia Filosófica e Filosofia Portuguesa.

 

Renato Epifânio – Doutor em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Professor Auxiliar no Instituto de Arte e Design. Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva. Integra a Direção da NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e é o Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono. Tem como principais áreas de interesse académico: Filosofia Lusófona, Filosofia da Cultura e Semiótica.

 

Luís Lóia – Licenciado e mestre pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde é Professor Assistente. Professor de Filosofia, Ciência Política e Psicologia do Colégio Manuel Bernardes. Investigador integrado e assessor científico do Centro de Estudos de Filosofia desta Faculdade. Sócio do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e vice-diretor da NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI. Tem como principais áreas de interesse académico: Filosofia do Conhecimento e do Direito, Ciência Política e Cidadania, Filosofia Portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial