Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




QUESTÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM

UM OLHAR SOBRE A MORFOLOGIA DOS GESTOS Autores: Joana Castelo-Branco, Alexandre Castro Caldas, Maria do Céu Roldão
Tema: Neurociências, Cognição e Linguagem
Coleção: Língua Gestual Portuguesa - Nº16
Ano: 2011
Págs.: 84
ISBN: 9789725403266
Preço: 14.40 | Inclui DVDencomendas

Este manual pretende ajudar a reflectir sobre o que é aprender e ensinar. Na primeira unidade, Teorias clássicas da aprendizagem, apresentam-se diversos modelos sobre a aprendizagem e os factores que nela intervêm, estimulando um olhar crítico sobre os mesmos. Na segunda, As neurociências ao serviço da escola, procura-se despertar para a necessidade de conhecer os mecanismos neurobiológicos que são os alicerces das operações mentais subjacentes à aprendizagem. Na terceira, Estratégias de ensino, lança-se um desafio aos professores: o de procurarem encontrar a melhor e mais eficaz via para os aprendentes se apropriarem dos conteúdos curriculares em causa em cada acção de ensino.

Índice e prefácio

 


 

 Joana Castelo-Branco  

Joana Castelo-Branco é Licenciada em Psicologia e Mestre em Desenvolvimento Humano pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Tem leccionado na área da Psicologia da Educação e da Psicologia do Desenvolvimento em diversos cursos de nível pré e pós graduado. Como psicóloga tem acompanhado crianças com dificuldades de aprendizagem. Actualmente é doutoranda em Ciências da Saúde na área da Neuropsicologia, sob orientação do Professor Doutor Alexandre Castro-Caldas.

Alexandre Castro Caldas   

 

Alexandre Castro Caldas, actual Director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, foi até Fevereiro de 2004, Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e Director do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa. As suas publicações científicas incluem dois livros de texto e mais de 100 artigos em revistas internacionais, tais como: Brain, Neurology, NeuroImage, Journal of Cognitive Neurosciences, JINS, e inúmeros capítulos em livros nacionais e internacionais.

   

Ao longo dos anos o seu trabalho tem sido reconhecido tendo recebido diversos prémios, de onde destacamos o Grande Prémio Medicina da Fundação Bial em 2002 e mais recentemente o Distinguished Career Award da International Neuropsychological Society, a que presidiu no ano 2000.

 
 Maria do Céu Roldão

Maria do Céu Roldão  é doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá e agregada em Educação pela Universidade de Aveiro,  Portugal.  Exerceu funções docentes no Ensino Superior Politécnico e Universitário, tendo-se aposentado como professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Santarém.

 

É actualmente professora convidada na Universidade Católica Portuguesa.Participou em diversos projectos da OCDE em representação do Instituto de Inovação Educacional, de que foi vice-presidente, e trabalhou como consultora curricular em projectos da Unesco para a América Latina, e também em projectos de cooperação com Moçambique. Tem sido, em diversos contextos, consultora do Ministério da Educação na área do currículo.Foi docente de História no ensino básico durante dezoito anos. Os seus principais interesses científicos situam-se na área do Currículo e Teoria Curricular e Profissionalidade e Formação de Professores.As suas publicações científicas nestes domínios incluem numerosos livros e artigos em revistas científicas da especialidade

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial