Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




ESTUDOS SURDOS I - Obras de Referência

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS II Autor: Paulo Vaz de Carvalho
Tema: Neurociências, Cognição e Linguagem
Coleção: Língua Gestual Portuguesa - Nº12
Ano: 2011
Págs.: 104
ISBN: 9789725403075
Preço: 22.20€ | Inclui DVDencomendas

O manual Estudos Surdos I tem como grande objectivo tornar acessível à comunidade surda portuguesa algumas obras de referência publicadas por investigadores ouvintes que por terem incluído nas suas equipas pessoas surdas, os seus trabalhos atingiram um elevado rigor científico tornando-se assim, publicações de leitura obrigatória para quem pretenda investigar as comunidades surdas e as suas línguas gestuais. As pessoas surdas que integraram estas equipas tornaram-se, mais tarde, investigadores surdos de referência.

Assim, o presente manual está dividido em quatro áreas de investigação, das quais seleccionámos um autor e a sua obra mais reconhecida mundialmente: História das Comunidades Surdas, Harlan Lane; Linguística das Línguas Gestuais, William Stokoe; Neurolinguística, Edward Klima e Ursula Bellugi; Educação, Kristina Svartholm.

Optámos por aprofundar uma obra de cada um dos referidos investigadores em vez de apresentarmos uma infindável e monótona lista de todos os autores e trabalhos desenvolvidos nestas áreas. Esperamos que o presente manual Estudos Surdos I, seja mais um passo, no sentido de tornar acessível à comunidade surda portuguesa o conhecimento, para que de uma forma cada vez mais sustentada, os seus elementos, continuem a decidir o seu próprio futuro.

(…) Ensinar Surdos é menos difícil do que normalmente se supõe. Apenas temos que introduzir nas suas mentes, através dos olhos o que tem sido introduzido nas nossas próprias mentes através dos ouvidos(…)

                                                                                                                                    Abade de L’Épee, 1776




Índice 

 Paulo Vaz de Carvalho  

Paulo Vaz de Carvalho nasceu a 13 de Janeiro de 1968, filho de uma professora de surdos do Instituto Jacob Rodrigues Pereira (IJRP) e de um licenciado em História conjugando, assim, a formação de ambos e o privilégio de crescer entre crianças surdas, o que marcou decisivamente a sua vida. Licenciado em História pela Universidade Lusíada de Lisboa manteve sempre contacto com a Comunidade Surda efectuando várias formações em Língua Gestual Portuguesa.

   

Em 2000, foi admitido no IJRP, leccionando as dísciplinas de História, História da Arte e Património Urbano e Arquitectónico a alunos surdos. Desde então realizou o Curso de Especialização em Educação de Crianças e Jovens Surdos na Universidade Moderna de Lisboa e o Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização – Educação, Comunicação e Linguagem na Universidade Nova de Lisboa. Em 2007 publicou o livro História dos Surdos no Mundo e em Portugal. Presentemente é bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Lisboa onde também é membro do Grupo de Investigação de Neurociências Cognitivas. Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Mantém a sua função como docente no IJRP onde é, também, Coordenador da Unidade de Investigação.

| Voltar |

 


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial