Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




CUIDAR DA FAMÍLIA AO LONGO DA VIDA

 Autora: Susana Duro
Tema: Enfermagem
Coleção: Investigação
Ano: 2013
Págs.: 120
ISBN: 9789725403723
Preço: 8.85€  
encomendas

As transformações do mundo actual têm causado uma crescente dificuldade às famílias para assegurar os cuidados aos seus elementos mais vulneráveis. Em consequência, a prestação dos cuidados às pessoas está cada vez mais institucionalizada e massificada.
Apesar desta tendência social, muitos são os familiares que ainda garantem o acompanhamento dos seus entes queridos no domicílio vivendo por vezes um dia-a-dia penoso, solitário, muito exigente e pouco reconhecido socialmente. Esta análise explora o que poderá estar na base das escolhas (ou não) para cuidar da família.
O cuidar familiar está intimamente relacionado com o desenvolvimento individual e, assim sendo, é urgente repensar o sentido deste cuidar e a importância que poderá desempenhar no desenvolvimento das sociedades.
A compreensão das dinâmicas dos cuidados na família é uma competência importante não só para enfermeiros ou outros profissionais de saúde mas também para todos aqueles que aceitaram o papel/compromisso de cuidadores. 
 

Indice e introdução

 

 

 

 

Susana Duro é licenciada em enfermagem. Começou a sua experiência profissional em 1996 no hospital de S. João do Porto. No ano 2000 iniciou funções no IPOFG Lisboa. No contexto do cuidado a doentes oncológicos desenvolveu particular interesse pelos cuidados paliativos. Em 2005 optou por prestar cuidados no domicílio tendo tido a oportunidade de acompanhar uma grande variedade de tipologias de doentes e suas famílias. No âmbito dos estudos de mestrado aprofundou conhecimentos na área da espiritualidade e cuidar familiar. Concluiu o International Program in Human Caring and Healing promovido pela University of Colorado Denver-college of Nursing (2009), num projecto subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Obteve o grau de mestre em enfermagem no ano 2010 pela Universidade Católica Portuguesa.

 

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial