Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - Temas e problemas da educação inclusiva

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - Temas e problemas da educação inclusiva Autor: José Afonso Baptista
Tema: Neurociências, Cognição e Linguagem
Coleção: Língua Gestual Portuguesa - Nº9
Ano: 2011
Págs.: 112
ISBN: 9789725402917
Preço: 15.50 € | Inclui DVD encomendas

 

Esta Introdução às Ciências da Educação está particularmente focalizada nos Temas e Problemas da Educação Inclusiva. Dois princípios definem o paradigma educacional a partir da segunda metade do século XX: Universalidade e Inclusão, e estão na origem de uma mudança profunda das finalidades da Educação. O reconhecimento do direito à educação de todos os cidadãos inscrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) marca o início de sucessivas vagas ou movimentos que conduzem a um novo modelo de escola, a escola inclusiva, proclamada pela comunidade das nações e organizações internacionais na Conferência de Salamanca em 1994.
O que se pretende nesta obra é mostrar a inevitabilidade da evolução do paradigma da exclusão para o paradigma da inclusão e compreender as motivações políticas, sociais e económicas que impulsionam esta viragem. Ao contrário do que acontecia nas sociedades rurais e pré-industriais, na actual sociedade da informação e do conhecimento não existe espaço para os iletrados ou analfabetos. Cerca de mil milhões de cidadãos em todo o mundo ainda estão excluídos do acesso à leitura e à escrita, impedidos de beneficiar das novas tecnologias, de participar numa sociedade assente nestas competências, comprometendo a sua integração na vida social e no mundo do trabalho.
A análise dos marcos históricos que preparam os movimentos da inclusão e que culminam com a proclamação da escola inclusiva, na passada década de noventa, permitem compreender que a escola não pode continuar a rejeitar e a excluir uma parte importante da população mundial. O que está em causa é o bem-estar, a harmonia e a segurança de todos. A escola inclusiva é a via para um mundo melhor.


Índice

 


 

 José Afonso Baptista  

José Afonso Baptista é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica, onde é docente desde 1999. Neste momento é Professor da Faculdade de Educação e Psicologia (Porto) e do Centro Regional das Beiras (Viseu) da mesma Universidade. É Coordenador de cursos de Mestrado e de Doutoramento em Ciências da Educação, orientando teses no âmbito dos mesmos cursos.

   

Tem particular interesse pelas áreas da Educação Inclusiva e da Escola Inclusiva, pela Educação Especial, particularmente no domínio da Audição e Surdez. Tem publicado vários trabalhos científicos nestas áreas. Anteriormente foi Director da Área da Educação da Fundação Bissaya-Barreto, Director Regional de Educação do Centro e Consultor da UNICF para a Educação.

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial