Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




PORTUGUÊS COMO LÍNGUA SEGUNDA PARA SURDOS I

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA SEGUNDA PARA SURDOS I Autora: Sandra Nascimento
Tema: Neurociências, Cognição e Linguagem
Coleção: Língua Gestual Portuguesa - Nº6
Ano: 2010
Págs.: 112
ISBN: 9789725402719
Preço: 16.50€ | Esgotado
encomendas

Este manual lança o desafio de ensinar a Língua Portuguesa como língua segunda para aprendizes surdos adultos, com diferentes níveis de fluência nessa língua. Pretende também levar-lhes o conhecimento consciente da Língua Portuguesa escrita, sob o enfoque do uso da língua nos textos autênticos disponíveis na sociedade. Baseia-se num ensino exclusivo de representações gráficas e visuais da Língua Portuguesa, que deve ser mediado pela Língua Gestual Portuguesa, fundamental na construção do conhecimento linguístico do aprendiz surdo na língua segunda. A partir desta proposta, o aprendiz toma consciência dos mecanismos e processos de funcionamento da língua e desenvolve as competências, linguística e comunicativa, necessárias ao uso funcional da Língua Portuguesa.
Esta obra é fundamentada em pressupostos teóricos, que irão conduzir o aprendiz à apropriação de estratégias que lhe permitem compreender e comunicar os seus pensamentos com mais clareza, ao fazer o seu registo escrito. Demonstra-se que a partir de um ensino comunicativo, alicerçado na premissa da interação, o aprendiz constrói o seu conhecimento na língua segunda.

Índice

Sandra Nascimento   

Sandra Patrícia de Faria do Nascimento é graduada em Letras, mestre e doutorada em Linguística pela Universidade de Brasília, onde atua como pesquisadora associada. É professora da Secretaria de Educação do DF-Brasil, intérprete de Língua de Sinais Brasileira, tutora e professora do Curso de Licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal de Santa Catarina e consultora do Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos.

   

Tem experiência no ensino de alunos ouvintes e surdos da Educação Básica à Pós-Graduação. Participou em Projetos do Governo Brasileiro: "Interiorizando Libras” e “Escola de Todos”. 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial