Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




PRAGMÁTICA E SOCIOLINGUÍSTICA

PRAGMÁTICA E SOCIOLINGUÍSTICA

Autor: Rita Mendonça Freire Nogueira Faria 
Tema: Neurociências, Cognição e Linguagem
Coleção: Língua Gestual Portuguesa - Nº19
Ano: 2011
Págs.: 80
ISBN: 9789725403303
Preço: 14.40 | Inclui DVD encomendas

O objectivo primordial deste manual é proporcionar uma reflexão sobre a Pragmática e a Sociolinguística não apenas como áreas específicas de uma ciência mais geral, a Linguística, mas fundamentalmente como áreas que nos permitem compreender e reflectir sobre a forma como todos os dias usamos algo essencial – a nossa língua.
Assim, este manual percorre alguns dos caminhos centrais da Pragmática e da Sociolinguística (actos de fala e o agir com a linguagem, o recurso à delicadeza linguística, compreender o que é, afinal, uma língua e um dialecto, etc.) e procura, de uma forma clara, direccioná-los para o português e para a LGP.
Se, nas palavras de Max Weinrich, uma língua é um dialecto com um exército e uma armada, cabe-nos a nós, utilizadores de uma língua, avaliar e compreender a verdade desta afirmação. Este manual pretende ser um auxílio nesta tarefa.

Índice e prefácio

 

 

 

Rita Faria   

Rita de Mendonça Freire Nogueira Faria é assistente na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa desde 2002, Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português – Inglês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e obteve o grau de Mestre, em Linguística, na Universidade de Cambridge, Reino Unido, com dissertação sobre a deixis de pessoa na língua portuguesa.

 

 

Concluiu doutoramento em 2010 na Universidade Católica Portugues, tendo apresentado tese sobre a delicadeza linguística na língua portuguesa e na língua inglesa. A investigação que desenvolve centra-se na delicadeza e indelicadeza linguísticas, na deixis de pessoa e na deixis social da língua portuguesa, nomeadamente formas de tratamento. Procura estudar, em particular, as mudanças sociolinguísticas que o tratamento linguístico tem vindo a sofrer na língua portuguesa. 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial