Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




A TEORIA DAS FORÇAS - Um referencial para a prática na intervenção social

 Autora: Ana Maria da Costa Oliveira
Tema: Serviço Social
Coleção: Investigação
Ano: 2016
Págs.: 224
ISBN: 9789725405093
Preço: 16.60€ encomendas
 

  


A obra apresenta a “Teoria das Forças” como um referencial de acção que permite uma abordagem diferente aos problemas sociais e uma proposta diferenciadora na construção de percursos de inserção. Através de uma abordagem quase-experimental a investigação empírica que a autora realizou permite concluir que uma intervenção desenvolvida segundo o referencial da teoria das forças se transforma num movimento múltiplo abrangendo o processo de intervenção, o profissional e o utente, potenciando uma abordagem diferente aos problemas sociais, mas também a reconstrução de uma nova cultura profissional.
 Dirigida a estudantes, professores e profissionais da área das ciências sociais e humana, esta obra pretende ser um contributo e um estímulo ao desenvolvimento de um campo inovador e quase inexplorado no contexto da intervenção social em Portugal: as forças e as possibilidades.

Oferecendo esta obra à comunidade académica e profissional do serviço social a autora contribui não só para um mais amplo conhecimento da perspectiva das forças como teoria para a prática em serviço social, como abre espaço para o debate sobre as suas potencialidades, limites e desafios num contexto de vulnerabilidade societal, um debate necessário, que a própria autora adentra, mas que justifica aprofundamento no cotejo com outras teorias para a prática que, noutros campos paradigmáticos, igualmente reclamam para si o estatuto de abordagens capacitadoras em serviço social (…)

Francisco Branco
Professor associado da FCH/UCP e investigador integrado do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano
 


Índice e Introdução

 

 

 

Ana Maria da Costa Oliveira é doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Serviço Social pela UCP e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora e Coordenadora Pedagógica da Licenciatura em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Estudos Humanos e Desenvolvimento. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social e na intervenção social com famílias e jovens.
É também coordenadora da Área de Intervenção Sócio Pedagógica do Centro Social e Paroquial do Campo Grande em Lisboa, centrando-se no trabalho com famílias e na orientação e acompanhamento de crianças e jovens, bem como na coordenação e supervisão de equipas de intervenção.
Autora do livro “Virar da Seta –Factores Positivos Em Vidas De Jovens em Risco” (2010, UCP) e co-autora do livro “Os Caminhos da Pobreza: perfis e políticas sociais na cidade de Lisboa (2010, SCML, coord.s Alexandra Castro e Isabel Guerra). Autora de publicações na área da mediação intercultural tem igualmente publicado diferentes artigos nas áreas de investigação assinaladas.

 

 

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial