Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




GRAMÁTICA ESCOLAR E (IN)SUCESSO

Autora: Ilídia Cabral
Tema: Educação
Coleção: Biblioteca de Investigação I - Teses
Ano: 2014
Págs.: 516
ISBN: 9789898366641
Preço: 10€  
encomendas


O problema do insucesso e do abandono escolar precoce em Portugal persiste nos dias de hoje, apesar das sucessivas políticas orientadas para a promoção do sucesso desenvolvidas nas últimas décadas do século XX. Estas políticas tiveram poucos impactos ao nível das práticas educativas, que se mantiveram reguladas pelo princípio do ensinar a todos como se todos fossem um só.
No início do século XXI, o Ministério da Educação lança, em 2009, o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE), com o objetivo de prevenir o insucesso e o abandono escolar no ensino básico. Este programa abriu caminho para a emergência de projetos por parte das escolas, que se auto organizaram para fazer face aos seus problemas. Esta obra procura compreender a forma como as escolas responderam ao desafio da reorganização escolar, estudando as variáveis organizacionais mobilizadas para a promoção das aprendizagens e os seus impactos nas escolas. As organizações escolares são consideradas nas suas diferentes dimensões, nomeadamente ao nível das políticas educativas, da gramática organizacional, das variáveis organizacionais e das variáveis chave da sala de aula.
Este livro, originário numa tese de doutoramento, fornece chaves que permitem construir práticas educativas mais sucedidas, sendo, por isso, um auxiliar indispensável nos programas de melhoria das escolas. 

  

  

Ilídia Cabral é Professora Auxiliar convidada da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa e coordenadora da Formação Avançada em Educação. Doutora em Ciências da Educação pela mesma instituição, na área de aprofundamento da Administração e Organização Escolar. Consultora de escolas no âmbito do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME) e autora de diversos artigos no seu campo de especialização, sendo ainda representante da FEP em Conselhos Gerais de Agrupamentos de Escolas da região do Porto.

 
     

 

 

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial