Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




AS ESCOLAS DE PIANO EUROPEIAS - Tendências Nacionais da Interpretação Pianística no Século XX

Autora: Sofia Lourenço
Tema: Cultura
Coleção: Biblioteca de Investigação
Ano: 2012
Págs.: 476
ISBN: 9789898366375
Preço: 12€encomendas 

 


"A tese de Doutoramento de Sofia Lourenço, que agora se publica, é uma das reflexões mais interessantes que conheço sobre esta questão, na sua busca de critérios analíticos objectivos que possam fundamentar uma tipificação das principais escolas de Piano europeias, tal como estas se manifestaram no período acima descrito, com base no património discográfico que nos deixaram. É claramente o trabalho de umaverdadeira pianista, de alguém que conhece o instrumento por dentro e por fora e que fala, por isso, a partir da sua própria aprendizagem e da sua vasta experiência performativa e pedagógica. Mas é também o olhar de uma mulher de Cultura, interessada em compreender a contextualização da prática pianística, propriamente dita, no quadro de fundo da vida musical e da atmosfera cultural europeias, no seu todo, em termos históricos, sociológicos e estéticos.  Deste cruzamento feliz de perspectivas nasce uma obra que me parece constituir um contributo muito valioso para o debatesobre esta temática, mesmo no plano da bibliografia internacional, e um instrumento de trabalho utilíssimo para intérpretes e  professores de Piano, bem como para o público melómano em geral."
(do Prefácio de Rui Vieira Nery)

 

  

 

Sofia Lourenço é pós-doutoranda do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) que integra desde  2007 (Coordenação Estudos Musicais) na UCP.
Pianista, natural do Porto, concluiu estudos superiores, Conservatório de Música do Porto, FLUP_ U.Porto e Universität der Künste Berlin (bolseira Fundação Calouste Gulbenkian). Doutorada em Música e Musicologia/Universidade de Évora, 2005, professor adjunto de Instrumento Piano ESMAE/IPP. Actividade concertistica, a solo e com orquestra em Portugal e no estrangeiro. Gravou 4 CDs a solo entre 1999 e 2009 e nofestival Black & White 2012 para Disklavier o Duo pour une Pianiste (9 Sketches for One Pianist) de Jean-Claude Risset (estreia mundial que lhe é dedicada).

     

 

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial