Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




RELAÇÃO PASTORAL DE AJUDA - Boas práticas no acompanhamento espiritual de doentes

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg Autor: Fernando Sampaio
Tema: Teologia Espiritual
Coleção: Investigação
Ano: 2014 - Reimpressão
Págs. 204
ISBN: 9789725403037
Preço: 13.90€encomendas

Não basta fazer o bem. É necessário fazê-lo bem. Sendo o Hospital um lugar científica e tecnicamente de excelência e complexo, culturalmente plural e humanamente exigente, os agentes de pastoral necessitam de instrumentos que os ajude a realizar o seu trabalho com competência, seguindo um conceito de boas práticas elevado, para que a assistência espiritual e religiosa seja eficaz nos objectivos e promotora de esperança e bem-estar. A Relação Pastoral de Ajuda é, neste sentido, um método e uma técnica de acompanhamento pastoral a doentes, familiares, voluntários, profissionais ou outras pessoas que, estando a passar por alguma dificuldade, necessitam de ajuda. Centrada na pessoa e promotora da dignidade humana, a Relação de Ajuda permite o estabelecimento de uma relação e de uma comunicação ao nível do “ser” com a pessoa ajudada, tornando-se um importante factor de humanização.

Índice e prefácio

 

 

 

Fernando Sampaio   

Fernando Sampaio, nascido em 1957 em Felgueiras, diocese do Porto, e membro da Congregação da Missão, é Licenciado em Teologia e Mestre em Ciências Religiosas pela Universidade Católica, Licenciado em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Especializou-se ainda em Pastoral da Saúde, na Escola de Pastoral “Ntra Sra de la Esperanza”, em Madrid.
Tem um percurso pastoral de contacto com os doentes de 25 anos, primeiro como capelão no Instituto Português de Oncologia e depois no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, passando ainda alguns anos pelo Hospital Júlio de Matos. Para além da capelania e do estudo, tem-se dedicado à formação de capelães e voluntários em Relação Pastoral de Ajuda. Outra obra publicada: A cura pela fé: dimensão terapêutica da Unção dos Enfermos.

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial