Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




TEOLOGIA PRÁTICA FUNDAMENTAL

TEOLOGIA PRÁTICA FUNDAMENTAL Autor: José da Silva Lima
Tema: Teologia Prática
Coleção: Estudos Teológicos - Nº38
Ano: 2009
Págs.: 520
ISBN: 9789725402221
Preço: 30.19€ | Esgotado      encomendas

"Uma nova ideia só surge sobre um fundo do pensável disponível do tempo" (P. Tihon). A novidade desliza no terreno das questões em debate na história recente, com traditio. Eis o que deu origem a este estudo, Fazei Vós, também.
O âmbito é o da Pastoral, de longa história, inscrito hoje no tecido mutável das sociedades depois do Concílio Vaticano II; inscrito, também, no património reflexivo que assinala a riqueza das Escolas teológicas nos finais do século passado e nesta primeira década do século XXI.
Pensar de novo: como se faz e quem faz a Igreja, como Comunidade de comunidades? Como perscrutar este processo de edificação permanente? Em que condições o Mistério da Igreja assume as regras gramaticais da temporalidade, sem perder a utopia e na assunção real dos contextos culturais, dos sítios humanos?
Este livro expõe o leitor a um desafio de teor teológico e, por isso, indispensavelmente, também antropológico. Partindo da Pastoral para a Prática, nele se desenha um itinerário do pensamento dos últimos cinquenta anos. De etapa em etapa, podem descobrir-se tópicos da universalidade como vocação, do pluralismo como atitude, do respeito como obrigação e do trabalho comunitário como tarefa.

"A Igreja em acto" (A. Liégé) interessa na esteira do pensável disponível e igualmente interessa o discernimento das "regras de arte" (F. Scheiermacher), para o qual se requer um talento particular.
No desafio, descobrir-se-á, provavelmente, que a posição heurística é de fronteira, enquanto lugar de passagem, de novidade, de aprendizagem em face do outro (e não apenas de proibição, de paragem e de salvaguarda). A fronteira que surge, mesmo do lado eclesiológico, não é de contencioso, mas de oferta possível, não é de retenção, mas de diálogo fraterno, não é de usurpação, mas sobretudo de cooperação crítica. É neste lugar que pensar é também um ministério na Igreja, "articulando o reflexivo ao sociocultural, hoje" (P. Gisel).

Índice

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial