Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




A UNÇÃO DOS DOENTES

A UNÇÃO DOS DOENTES Autor: José Jacinto Ferreira de Farias, scj
Tema: Teologia Sacramental
Coleção: Estudos Teológicos - Nº23
Ano: 2011
Págs.: 88
ISBN: 9789725402894
Preço: 8.80€

Na sequência dos sacramentos, a Unção dos Doentes ocupa o quinto lugar, encerrando o conjunto dos cinco que dizem respeito à perfeição do homem. Os outros dois - a Ordem e o Matrimónio - dizem respeito à perfeição da sociedade.
No interior dos primeiros cinco sacramentos, a Unção dos Doentes constitui um subgrupo com a Penitência, os sacramentos da cura. A Unção é a perfeição ou complemento da Penitência. 
Se pela celebração do sacramento da Penitência as feridas do coração são saradas e não deixam cicatrizes, pela Unção dos Doentes (Extrema-Unção) o cristão é purificado dos restos do pecado que o mantêm fragilizado e cativo do medo que a doença grave representa. Neste sentido a Unção é o sacramento do conforto e da consolação.
A partir do séc. IX, generalizou-se a compreensão da Extrema-Unção como o sacramento dos moribundos e, neste sentido, fazia parte dos sacramentos da iniciação escatológica e daí a designação de Extrema-Unção. Hoje a compreensão do sacramento orienta-se mais no sentido de o ver como Unção dos Doentes (e até das pessoas muito avançadas em idade). A doença aqui considerada é a que representa uma ameaça mortal e assim a dimensão escatológica continua presente.
O sacramento da Extrema-Unção/Unção dos Doentes é o sinal sensível da solicitude divina e eclesial por aqueles que sofrem, levando-lhes o conforto da comunidade, que reza por eles.

Indice e introdução

 

 

 

José Jacinto Ferreira de Farias  

José Jacinto Ferreira de Farias é natural dos Ginetes (Açores) onde nasceu a 6 de Maio de 1950. Fez a profissão Religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) a 29 de Setembro de 1970. Foi ordenado sacerdote em Fátima a 4 de Junho de 1978, no âmbito das comemorações do centenário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Actualmente é professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, a par de outros serviços pastorais que presta à Congregação e à Igreja.

   

É também colaborador assíduo no nosso site, sobretudo na secção PERSPECTIVA. Felicitamos o Pe. Jacinto por esta nomeação e fazemos votos de óptimo trabalho na Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.É o novo Assistente Eclesiástico da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (A.I.S.), nomeado pela Santa Sé.

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial