Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




O SENTIDO DA FÉ

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg Autor: Domingos Terra
Tema: Teologia Fundamental
Coleção: Investigação
Ano: 2009
Págs.: 144
ISBN: 9789725402375
Preço 13.03 €encomendas

Nas nossas sociedades pluralistas, em que se desagregam e, às vezes, se confundem as memórias colectivas, importa acautelar a especificidade da fé cristã. É a Igreja que tem de o fazer, à medida que a transmite através da história. Deve examinar as múltiplas realizações da existência crente, para se assegurar de que a fé não é nelas pervertida. Esta vê-se obrigada a assumir rostos diversos, consoante as situações históricas em que se insere. Tem de responder aos desafios que estas lhe colocam, sem renunciar à sua identidade. A fé cristã debate-se, assim, com a possível ambiguidade de lugares e momentos em que aparece concretizada. A comunidade eclesial precisa de os submeter a um discernimento.

Ora, esta verificação da verdade da fé, nas múltiplas realizações da existência crente, não pode consistir apenas numa supervisão ou análise crítica. Deve fazer-se também por dentro dos confrontos da própria fé com as realidades da vida em que se inscreve. Daí que essa verificação não possa ser realizada só pelo magistério da Igreja e pelos teólogos. Tem de contar também com o sentido da fé exercido pela generalidade dos crentes. Trata-se da percepção espontânea, quase instintiva, que eles têm daquilo que está ou não de acordo com a revelação de Deus operada em Jesus Cristo. Referimo-nos a um olhar, iluminado pela fé, sobre tudo quanto é vivência e expressão desta.

Índice

Domingos Terra   

Domingos Terra nasceu em 1958, em Santa Maria da Feira. Licenciou-se em Medicina em 1982. Entrou na Companhia de Jesus logo a seguir e foi ordenado sacerdote dez anos mais tarde. Obteve o segundo grau canónico em Teologia, em 1993, na Jesuit School of Theology at Berkeley (Califórnia, EUA). Boa parte da dissertação encontra-se no livro Autoconhecimento e discernimento cristão. Dirigiu a revista Mensageiro do Coração de Jesus, de 1993 a 1998. Doutorou-se em Teologia Fundamental no Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris, em 2003. 

 

 

A tese deu origem à obra Devenir chrétien aujourd’hui: un discernement avec Karl Rahner. O autor ensina actualmente Teologia Fundamental e Teologia Espiritual na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Integra o Conselho de Direcção das revistas Didaskalia e Brotéria, tendo publicado artigos em ambas.

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial