Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




OS CATÓLICOS, A SOCIEDADE E O ESTADO

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg Autor: Manuel Braga da Cruz
Tema: Teologia
Coleção: Vária
Ano: 2014 | Reimpressão
Págs. 112
ISBN:encomendas 9789725403969
Preço: 9.50€
   

A dignidade da pessoa humana, que orienta a actuação dos católicos na vida pública, implica uma concepção da sociedade e do Estado.
A liberdade religiosa, como direito fundamental da pessoa humana, e como dimensão inevitável e natural da vida pública, obriga o Estado moderno a reconhecer a religião e a conferir-lhe espaço de liberdade.
A fé católica, que impregna a cultura europeia e portuguesa de forma indissociável, é amplamente partilhada, sem que tal corresponda a atitudes e modelos de comportamento consequentes. Por negligência nuns casos, mas também por ignorância noutros casos. Muitos católicos não conhecem suficientemente o pensamento da Igreja em matéria social e política.
A intenção destas páginas é a de proporcionar melhor conhecimento do pensamento católico acerca das implicações da fé para o comportamento dos católicos na vida social e política, e contribuir para uma reflexão sobre o lugar da religião no mundo contemporâneo e do papel do catolicismo na construção de um mundo melhor.

 Índice e prefácio

 

 

 

Pedro Valinho Gomes

 

Manuel Braga da Cruz nasceu em Tadim (Braga) em 1946. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da UCP (1968) e em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Gregoriana de Roma (1973), é doutorado em Sociologia Política pela Universidade Técnica de Lisboa (ISCTE) (1987).
Foi investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde dirigiu a revista Análise Social (1987-1998). É professor catedrático na Universidade Católica Portuguesa, da qual foi Reitor entre 2000 e 2012.
Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, da Academia Portuguesa da História e da Academia das Ciências de Lisboa. Foi fundador e presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política.
Sócio correspondente da Real Academia de la Historia de España e da Real Academia de Ciências Morales y Politicas de Madrid.

     

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial