|
O DISCURSO HISTÓRICO SOBRE O SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL
 |
Autora: Maria Isabel Rodrigues dos Santos
Tema: Serviço Social
Coleção: Investigação
Ano: 2009
Págs.: 184
ISBN: 9789725402399
Preço: 13.03€ encomendas |
O presente trabalho constituiu um estudo exploratório do modo de escrita e reflexão sobre a história (discurso histórico) do Serviço Social em Portugal, a partir do quadro de produção científica nacional, desenvolvido entre 1987 e 2007. O discurso em causa resulta de estudos realizados por assistentes sociais portugueses que indagaram o passado da sua profissão.
A problematização teórica é norteada por uma discussão em torno das concepções historiográficas mais marcantes e da tipificação do campo histórico na actualidade, e por uma reflexão sobre a estrutura matricial do Serviço Social. Na análise das fontes escritas interessou não só perceber o que tem sido indagado sobre o percurso histórico do Serviço Social português, mas também porque e como tem sido interpelada historicamente esta profissão, nas últimas duas décadas.
Os resultados permitiram evidenciar a necessidade de estabilizar um quadro teórico de referência sobre a natureza do Serviço Social, levando a questionar se a própria história do Serviço Social não poderá carrilar elementos para o aprofundamento desta reflexão.
 |
|
Maria Isabel Rodrigues dos Santos nasceu em Câmara de Lobos, em 1982. É Assistente Social, licenciada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP). Mestre em Serviço Social pela mesma Faculdade. Foi docente da Licenciatura em Serviço Social da Universidade da Madeira. Actualmente é investigadora do Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia nas áreas da História e da Identidade do Serviço Social em Portugal. Docente da Licenciatura em Serviço Social da FCH-UCP. Membro do Conselho Assessor do Centro de Estudos de História do Atlântico (Região Autónoma da Madeira).
|
| Voltar |
|