Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




O COLORIDO DA DIFERENÇA - A(s) cultura(s) alemã(s) hoje

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg Organização: Isabel Capeloa Gil, Mónica Dias
Tema: Cultura
Coleção: Colóquios
Ano: 2005
Págs.: 120
ISBN: 9789725401064
Preço: 10.00€  encomendas

O volume colige os textos apresentados ao colóquio "O Colorido da Diferença. A(s) Cultura(s) de Expressão Alemã Hoje", evocando a interpelação das culturas de expressão alemã - aquelas que, como dizia Herder no século XVIII, encontram no espaço da língua alemã o seu formante primordial de identidade - às diversas identidades que com elas se confrontam. Discutir a(s) cultura(s) alemã(s) na contemporaneidade apresenta-se como tarefa plural e relacional, quer pela heterogeneidade do objecto de estudo, quer pelo jogo do diálogo interidentário que o intérprete com ela conduz. A iluminação recíproca das culturas, marcada tanto pela partilha e pelo reconhecimento como pelo conflito e estranheza, apresenta-se não apenas como tarefa essencial para o entendimento do Outro, como também para uma reflexão mais aprofundada acerca da identidade própria.

Índice

Isabel Capeloa Gil  

Isabel Capeloa Gil, Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e, desde 2005, Directora da mesma Faculdade. É investigadora principal do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, onde coordena a Linha de Investigação em Cultura e Conflito. Entre os seus trabalhos contam-se  Mitografias. (INCM, Lisboa 2007), Poéticas da Navegação (UCEditora,Lisboa, 2007) e Fleeting, Floating, Flowing: Water Writing and Modernity (Würzburg, 2008).

 

 

É ainda Directora da Revista de Comunicação e Cultura e desde 2010  Honorary Fellow da School of Advanced Study, Universidade de Londres.

 

 Mónica Dias  

Mónica Dias é Docente na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa desde 1992 e coordena, desde 2004, os Estágios dos Cursos de Ciência Política e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Políticos. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na FLUL e apresentou em 1995 a sua Tese de Mestrado sobre o significado do paradigma utópico na Cultura Ocidental ("Spes Aude").

   

Para além do seu percurso académico, que inclui a leccionação na Universidade de Colónia (1993/94) e a apresentação de comunicações e a publicação de artigos científicos diversos, bem como a participação no Seminário Intensivo nos EUA organizado pela United States Information Agency sobre "American Federal Democracy: Classic Works and Scholarly Approaches" (1998). Foi assessora da Comissão de Educação, Ciência e Cultura na Assembleia da República (1996-2000). Traduziu várias livros e foi formadora / monitora em seminários internacionais de jovens organizados pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu nas áreas da educação multicultural, liderança e gestão de conflitos. Em 2005 foi observadora das eleições legislativas na RFA para o Deutscher Akademischer Austauschdienst. Concluiu o seu Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais no Instituto de Estudos Políticos da UCP com a tese "A Paz Imperfeita - Uma Interpretação do Conceito de Paz de Woodrow Wilson" e desenvolve investigação na área das Relações Internacionais e dos Estudos para a Paz.  

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial