Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




A LEITURA CRENTE DOS SINAIS DOS TEMPOS - Fundamentação, procedimento e dificuldades

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg Autor: Domingos Terra
Tema: Teologia
Coleção: Investigação
Ano: 2012
Págs. 160
ISBN: 9789725403440encomendas
Preço: 13.30€

Discernir os sinais dos tempos à luz do Evangelho (cf. Gaudium et Spes, nº 4) constitui uma das intuições fundamentais do Concílio Vaticano II. Foi o momento em que a Igreja assumiu oficialmente que o seu percurso histórico devia ser traçado juntamente com o do mundo em que se insere. Tratava-se duma opção que exigia atenção àquilo que inquieta e move a humanidade nas diversas circunstâncias por que vai passando. A Igreja atribuiu-se, então, uma nova tarefa. Convém ter uma noção precisa dos seus contornos. Importa saber em que terreno se executa, quem a realiza e como se processa. Tem que se esclarecer, para isso, o conteúdo do conceito ‘sinais dos tempos’. Deve-se desenvolver também a reflexão teológica sobre a problemática da leitura crente dos mesmos. Tem que se afinar inclusivamente a maneira de efectuar esta última. Enfim, convém ir acumulando a experiência do que a dita leitura implica para a vida eclesial.
A leitura crente dos sinais dos tempos traduz uma vontade declarada da Igreja dos nossos dias. Espera-se que esta tenha força para enfrentar as dificuldades que surgem na execução dessa tarefa. Acredita-se que o próprio desejo de interpretar os tais sinais, com os olhos da fé cristã, possa ajudar a superar os problemas que esta actividade naturalmente levanta. É através da experiência destes últimos que a Igreja há-de amadurecer o seu interesse pela dita leitura.

Índice e prefácio

 

 

 

Domingos Terra     

Domingos Terra nasceu em 1958, em Santa Maria da Feira. Licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, em 1982. Entrou na Companhia de Jesus logo a seguir e foi ordenado sacerdote dez anos mais tarde. Obteve o segundo grau canónico em Teologia, em 1993, na Jesuit School of Theology at Berkeley (Califórnia, EUA). Boa parte da dissertação encontra-se no livro Autoconhecimento e discernimento cristão. Dirigiu a revista Mensageiro do Coração de Jesus, de 1993 a 1998. Doutorou-se em Teologia Fundamental no Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris, em 2003. 

   

A tese deu origem à obra Devenir chrétien aujourd’hui: un discernement avec Karl Rahner. O autor ensina actualmente Teologia Fundamental e Teologia Espiritual na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Integra o Conselho de Direcção das revistas Didaskalia e Brotéria. Publicou recentemente o livro intitulado O sentido da fé.

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial