Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




OS DICIONÁRIOS e os AVATARES GESTUAIS - O que são, como se fazem e para que servem

OS DICIONÁRIOS e os AVATARES GESTUAIS - O que são, como se fazem e para que servem

Autores: Mariana Martins | José Pedro Ferreira | Ana Mineiro  
Tema: Neurociências, Cognição e Linguagem
Coleção: Língua Gestual Portuguesa - Nº21
Ano: 2012
Págs.: 80
ISBN: 9789725403501
Preço: 16.60 | Inclui DVD


Os dicionários das línguas gestuais parecem ser o maior filão de interesse das pessoas ouvintes. No entanto, a sua elaboração rigorosa e fidedigna exige um profundo conhecimento lexicográfico dos gestos, da metodologia lexicográfica e da norma lexicológica. Este manual procura abordar as bases da lexicologia e da lexicografia aplicadas às línguas gestuais e ilustrar diferentes dicionários gestuais, desde os seus primeiros exemplares no século XIV a alguns considerados de referência no mundo atual. Além disso faz uma listagem exaustiva de todos aqueles que existem para a língua gestual portuguesa. Discutiremos também a construção e as questões levantadas pelos avatares gestuais.

Índice e prefácio

 

 

 

Mariana Martins   

Mariana Martins é licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Educação de Crianças e Jovens Surdos e mestre em Educação de Surdos e Língua Gestual Portuguesa (LGP) e no Ensino do Português e das Línguas Clássicas. É docente de Linguística na Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Educação Egas Moniz e na Licenciatura em LGP da Universidade Católica Portuguesa.

   

Ensina Língua Portuguesa como segunda língua a adultos surdos na Associação Portuguesa de Surdos, onde também lecionou Linguística da LGP no Curso de Formação Profissional de Formadores de LGP. Foi coautora da coleção “+LGP – materiais de apoio ao ensino da LGP, aCasa, oCorpo e o Mundo”, do filme documentário "LGP – 10 anos de reconhecimento, 1997-2007", do "Dicionário Escolar de Língua Gestual Guineense", do "Gestuário Digital" e do "Programa Curricular de LGP, da educação pré-escolar ao ensino secundário", assim cofundou a Surd’Universo, Livraria Especializada Lda.

 

José Pedro Ferreira  

José Pedro Ferreira é licenciado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia da FCT no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), professor convidado na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) e colaborador do Microsoft Language Development Center.

   

Tem trabalhado no desenvolvimento computacional de recursos linguísticos para o português, em particular lexicais e morfológicos, mais recentemente no âmbito dos projetos Portal da Língua Portuguesa, Vocabulário Ortográfico do Português, Lince e Portal da LGP. Tem publicado artigos em obras de especialidade na área da linguística.

 

Ana Mineiro   

Ana Mineiro é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1990), Mestre em Linguística (1996) e Doutora em Linguística Portuguesa (2005) pela Universidade de Lisboa. É pós-doutorada pela Universidade Católica Portuguesa.
Actualmente é professora auxiliar de carreira da Universidade Católica Portuguesa onde co-coordena a Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa (PRO_LGP) e onde participa enquanto investigadora responsável em vários projectos financiados na área da LGP.

   

Como lexicógrafa, destaca-se a sua participação no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, a participação em vários dicionários e corpora terminológicos e a direcção científica do recente Dicionário Terminológico em LGP (http://pro-lgp.com/dicionario/).

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial