|
SER ENFERMEIRO. Da compaixão à proficiência
 |
Autora: Margarida Vieira
Tema: Enfermagem
Coleção: Investigação
Ano: 2017 | 3ª Edição
Págs.: 132
ISBN: 9789725405659
Preço: 11€ encomendas |
| |
 |
Os enfermeiros trabalham com pessoas ao longo do ciclo de vida, saudáveis e doentes, em ambientes de alta tecnologia, como as unidades de cuidados intensivos, ou no domicílio mais pobre de qualquer zona do país, onde a principal arma terapêutica é o próprio enfermeiro e a relação que estabelece.
Apesar da evolução e mudanças ocorridas, a Enfermagem continua a ser uma profissão exigente, para a qual é necessário uma forma de ser compassiva, um saber teórico específico, um fazer técnico próprio, e capacidade para tomar decisões em situações de grande complexidade ética, na relação permanente com outras pessoas.
Nesta obra, dirigida sobretudo a futuros enfermeiros, mas também ao público em geral, espera-se deixar uma ideia clara da situação actual da enfermagem em Portugal, do que move o grupo profissional e daquilo que se pode esperar de um enfermeiro.
 |
|
Margarida Maria da Silva Vieira é enfermeira desde 1980. Especializou-se em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica em 1987, obteve o grau de mestre em Ciências de Enfermagem pela Universidade Católica em 1994 e o grau de doutor em Filosofia (Filosofia Contemporânea) pela Universidade Nova de Lisboa em 2003. O seu interesse pelas questões éticas, filosóficas e históricas da enfermagem tem orientado a maior parte da investigação que realiza. Integrou a Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros (1998-1999) e presidiu ao Conselho Jurisdicional (1999-2003). Docente da Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição desde 1981 chegou a Professor-Coordenador em 1998. Transitou para o quadro docente da UCP com a integração daquela escola, onde coordena os programas de mestrado e doutoramento em enfermagem desde 2004.
|
|
|
|
|
| Voltar |
|