|
VERGÍLIO FERREIRA NO CINQUENTENÁRIO DE MANHÃ SUBMERSA - Filosofia e Literatura
 |
Org.: Manuel Cândido Pimentel | José Antunes de Sousa
Tema: Filosofia
Coleção: Colóquios
Ano: 2008
Págs.: 444
ISBN: 9789725401767
Preço: 29.50€
encomendas
|
Por ocasião dos cinquenta anos da publicação da obra Manhã Submersa (1954), a Universidade Católica Portuguesa prestou homenagem a Vergílio Ferreira através da organização do «Colóquio Internacional Vergílio Ferreira no Cinquentenário de Manhã Submersa: Filosofia e Literatura», que se realizou a 10, 11 e 12 de Março de 2004, na sede da Universidade, em Lisboa.
Promovido pelo então Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira (CLCPB) da Área Científica de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas, hoje Centro de Estudos de Filosofia (CEFi), o colóquio reuniu mais de 40 especialistas portugueses e estrangeiros em torno da figura e da obra de Vergílio Ferreira. Para o amplo sucesso da iniciativa contribuiu a presença de um público que, em sala, ao longo dos três dias do encontro, vacilou entre as 150 e as 200 pessoas.
Foi intenção dos seus organizadores que a linha reflexiva do colóquio não se restringisse a Manhã Submersa, mas compreendesse os aspectos múltiplos, filosóficos e literários, de toda a obra vergiliana. O desafio feito aos especialistas de que o encontro se situaria na relação e nos nexos fronteiriços da filosofia com a literatura dá por inegável o interesse científico da presente publicação das actas do encontro para a hermenêutica especializada de Vergílio Ferreira.
|
|
Manuel Cândido Pimentel - Professor da Universidade Católica Portuguesa, sócio-fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, da Academia Brasileira de Filosofia e do Instituto Brasileiro de Filosofia. Destacam-se, da sua obra, Antero de Quental: Uma Filosofia do Paradoxo (1993), Filosofia Criacionista da Morte (1994), Odisseias do Espírito (1996), A Ontologia Integral de Leonardo Coimbra (2003), De Chronos a Kairós (2008) e Razão Comovida (2011).
|
 |
|
José Antunes de Sousa, natural de Cortes, Leiria, oficial superior reformado do Exército e licenciado, é mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, em cujo Centro de Estudos Filosóficos está inscrito como investigador. Actualmente é professor do Instituto Piaget. Mantém assídua colaboração com algumas rádios e jornais. É o actual presidente da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana.
|
| Voltar |
|