Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




ECUMENISMO: Situação e Perspectivas

 Autor: José Eduardo Borges de Pinho
Tema: Teologia
Coleção: Campus do Saber - Nº22
Ano: 2011
Págs.: 152
ISBN: 9789725403204encomendas
Preço: 5.90

Objectivo primeiro destas páginas é apresentar de forma sucinta os dados fundamentais da actual situação ecuménica, tendo em conta os acontecimentos mais relevantes da evolução histórica recente e, de modo particular, o caminho percorrido desde o Concílio Vaticano II pela Igreja Católica. Neste sentido são analisadas as questões doutrinais e de estrutura eclesial que continuam a separar as principais Igrejas cristãs, procurando-se evidenciar tanto as aproximações já conseguidas como os problemas que persistem. Neste contexto presta-se atenção aos factores que fazem do caminhar ecuménico um processo reconhecidamente complexo, sujeito a avanços e a retrocessos. Nesta ordem de ideias, delineiam-se perspectivas e interpelações para o futuro, na consciência de que na tarefa ecuménica estão em causa a fidelidade ao Evangelho e o serviço que os cristãos são chamados a prestar à humanidade. seu enquadramento no mundo bíblico e a riqueza teológica.

Índice e prefácio

 

 

 

José Eduardo Borges de Pinho   

José Eduardo Borges de Pinho é Professor Catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, na sua sede em Lisboa, onde lecciona Eclesiologia, Mariologia e Cursos monográficos sobre temas ecuménicos. Doutorou-se em teologia pela Universidade de Münster, Alemanha, com uma dissertação sobre “Igreja e comunidade política numa perspectiva ecuménica” (1976). Além de muitos outros textos dedicados a diversos temas teológicos, publicou um estudo mais amplo sobre “A recepção como realidade eclesial e tarefa ecuménica” (1994).  

   

Possuindo também carteira profissional de Jornalista, exerceu diversas funções na Rádio Renascença desde Outubro de 1977 a Maio de 2010. Foi Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa de 1996 a 2000. É membro da Comissão da Liberdade Religiosa, em representação da Igreja Católica.

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial