Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




A CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA ANGLICANORUM COETIBUS. UMA RESPOSTA JURÍDICA NO CAMINHO ECUMÉNICO

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg Autor: João Vergamota
Tema: Direito Canónico / Telogia Histórica
Coleção: Lusitania Canonica
Ano: 2016
Págs.: 112
ISBN: 9789725404942
Preço: 11€ | Novidade encomendas
 

 

Para dar resposta aos pedidos de grupos de anglicanos que desejam entrar na plena comunhão da Igreja Católica, o Papa Bento XVI publicou a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus.
A Constituição permite erigir, com o nome de ordinariatos pessoais, circunscrições eclesiásticas equiparadas a diocese, sob o governo de um ordinário pessoal, nomeado pelo Romano Pontífice e por ele dotado de poder próprio vicário, nas quais são integrados os antigos anglicanos.
Uma das novidades dos ordinariatos é permitir a entrada no seio da Igreja Católica, como um tesouro a conservar e partilhar, de vários elementos do património anglicano, tanto ao nível disciplinar como litúrgico e pastoral.
Até ao presente foram criados três ordinariatos pessoais: Our Lady of Walsingham, para Inglaterra e Gales, Chair of Saint Peter, para os Estados Unidos, e Our Lady of the Southerm Cross para a Austrália.

  


Noticia no ORDINARIATE NEWS >>

 

 

JOÃO VERGAMOTA é Sacerdote do Patriarcado de Lisboa. Pároco (in solidum) das paróquias da Encarnação, Santo Isidoro e Sobral da Abelheira (Mafra). Desde 2015 é Defensor do Vínculo no Tribunal Metropolitano Patriarcal de Lisboa. Mestre em Teologia (2008) e Licenciado em Direito Canónico (2014) pela Universidade Católica Portuguesa, frequenta actualmente o curso de doutoramento em Direito Canónico na Universidade Eclesiástica de San Dámaso (Madrid). Faz parte da Associação Portuguesa de canonistas e é sacerdote filiado do Ordinariato de Our Lady of Walsingham (Reino Unido).

 

 

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial