Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




REVISTA PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL Nº 16 - 2016

REVISTA PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL Nº16

Tema: Educação
Coleção: Revista de Portuguesa de Investigação Educacional
Ano: 2016 - nº16
Págs.: 317
ISSN: 9771645400005
Preço: 10€  encomendas



 


Artigos:

Nota de apresentação
Joaquim Azevedo

Equipas educativas e comunidades de aprendizagem
Educational teams and learning communities
Joaquim Machado | João Formosinho


Contributos da observação de pares multidisciplinar nas práticas reflexivas de professores dos ensinos básico e secundário
Contributions of multidisciplinary peer observation to reflective practices of elementary and secondary teachers 
Ana Mouraz | Sónia Valente Rodrigues | Maria Manuel Guedes | Fátima Carvalho


Sobre as práticas de observação docente – O uso de instrumentos de registo para a observação em parceria da  sala de aula
On the observation of teaching practices – The use of instruments in the peer observation of teaching
Alexandra Carneiro


Um Modelo Integrado de Promoção do Sucesso Escolar (MIPSE) – A voz dos alunos
An integrated model of school success promotion (MIPSE) – The students’ voice
Ilídia Cabral | José Matias Alves


Mediação pedagógica: o sucesso como paradigma
The Pedagogical mediation: the paradigm of teaching activities
Cristina Palmeirão


Autoavaliação e Melhoria das Escolas: numa lógica de compromisso
School self-assessment and improvement: in a logic of engagement
António Manuel Branco Oliveira


Estratégias formativas e impactos no desenvolvimento profissional dos professores
Training strategies and impact on the professional development of teachers
Luísa Orvalho | José Matias Alves


A Universidade do Porto e a formação inicial de professores
Initial teacher training in University of Porto
Paulo Jorge Santos | Maria Felisbela Martins



Construir uma escola democrática e justa: o Arco Maior e a pedagogia da misericórdia
To build a democratic and fair school: Arco Maior project and the pedagogy of mercy
Joaquim Azevedo


El dia del número, mejora la actitud hacia las matemáticas (Motivación de las Matemáticas)
The day of the number improves the approach to mathematics (Motivation of Mathematics)  
Salvador Vidal Raméntol



To what extent does genetic content in textbooks contribute to scientific literacy? Analysis of STSE issues in textbooks
Em que medida o conteúdo sobre genética nos manuais escolares contribui para a literacia científica? Análise dos temas ciência-tecnologia-sociedade- -ambiente em manuais escolares
Florbela M. Calado | Franz-Josef Scharfenberg | Franz X. Bogner


Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics
Morphological aspects of data processing in school management.The Analytics potential
António Andrade | Sérgio André Ferreira

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial