Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE POSITRÕES - Tecnologia e Avaliação Económica

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg
Autor: Carlos A. Henriques Cardoso
Tema: Engenharia da Saúde
Coleção: Investigação
Ano: 2006
Págs.: 236
ISBN: 9789725401248
Preço: 11.60€encomendas

A Tomografia por Emissão de Positrões (PET) é uma tecnologia imagiológica de medicina nuclear, estando em curso a transferência da sua cadeia produtiva completa para Portugal. O livro resulta da dissertação defendida na Faculdade de Engenharia da Universidade Católica para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia da Saúde e pretende contribuir para a avaliação da introdução da PET no mercado da saúde português.

O livro apresenta o estado da arte em Portugal através da caracterização da tecnologia transferida para as unidades existentes e o processo de absorção tecnológico pela análise do caso actualmente mais representativo. Faz uma revisão da difusão desta tecnologia nos Estados Unidos, da sua disseminação na Europa e da autonomia tecnológica da Andaluzia. Identifica benefícios da PET na tomada de decisão clínica necessários à avaliação económica efectuada. Na análise financeira, realça como o decaimento radioactivo do radiofármaco afecta a rentabilidade; na análise do ponto de vista da sociedade, observa que a unidade PET analisada poderá encontrar-se dentro dos parâmetros internacionais para aceitação de novas tecnologias no sector da saúde; e simula uma estratégia de racionalização de recursos identificando-se condições de rentabilidade de investimentos, públicos ou privados, tendo em conta a crescente competitividade deste mercado.

O livro foca a necessidade de um quadro regulador claro para que os investidores possam definir objectivos estratégicos alinhados com o aumento da eficiência do Sistema de Saúde Português, tendo em atenção que os determinantes da absorção tecnológica são o aprovisionamento de radiofármacos e as disfunções institucionais e organizacionais e que o aprimoramento é possível através da integração dos factores de inovação da PET nos processos clínicos. Sublinha que a avaliação rigorosa na compra de equipamentos intensivos em tecnologia e capital visando a exploração de imagens multimodais, poderá desempenhar um papel importante, associado à optimização da gestão de tecnologia, como factor multiplicativo de recursos.

Para o leitor mais interessado no aprofundamento da tecnologia, o livro apresenta: os fundamentos da obtenção da imagem médica e das técnicas que a proporcionam utilizando os raios X, as ondas de propagação em meios contínuos, a ressonância magnética e a medicina nuclear convencional;  a explicação da cadeia de produção e de distribuição de radiofármacos; e o princípio físico da formação da imagem PET bem como os parâmetros de desempenho que a caracterizam.

Índice

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial