Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




PROMOVER A ESPERANÇA EM PAIS DE CRIANÇAS COM DOENÇA CRÓNICA - Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua

Autora: Zaida Borges Charepe 
Tema: Espiritualidade em Saúde
Coleção: Investigação
Ano: 2014
Págs.: 176
ISBN: encomendas9789725404201
Preço  14.40€      


O tema central da obra é a exposição, nas suas diferentes vertentes, do Modelo de Intervenção em Grupos de Ajuda Mútua construído a partir das experiências de esperança dos pais de crianças com doença crónica, e dos fatores que influenciaram a dimensão da esperança, quando os intervenientes do estudo usufruíram de atividades desenvolvidas pelos grupos de ajuda mútua. O que vem ampliar, o potencial dos grupos de ajuda mútua, enquanto estruturas de suporte ajustadas às necessidades dos pais de crianças com doença crónica. Pelo que o desenvolvimento de intervenções que visem a promoção de esperança, como conceito mensurável na intervenção, propiciará a definição do papel do técnico enquanto facilitador, pelo reconhecimento da importância das práticas colaborativas nestes domínios assistenciais, distribuídas de modo compreensível e claro nos diferentes capítulos. 

Todos os capítulos para além da fundamentação teórica necessária para a sua compreensão, estão recheados de exemplos práticos de modo a facilitar o trabalho dos técnicos e a aprendizagem pelos pais.


Para consulta do material de apoio ao Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua, envie um email para uce@uceditora.ucp.pt, anexando a prova de compra da obra.
Posteriormente, receberá os instrumentos de registo, as fichas de apoio ao facilitador e os registos de planeamento e de participação.

Índice e prefácio

 

 

 

 

 

Enfermeira desde 1995, tendo iniciado o seu percurso profissional na Unidade de Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Em 2009 dedicou-se em regime de exclusividade à carreira académica. Atualmente Professora Auxiliar no ICS/UCP - Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Terminou o Curso de Complemento de Formação em Enfermagem, obtendo a Licenciatura na área em 2002, e concluiu a especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no ano de 2008. É Mestre em Comunicação em Saúde pela Universidade Aberta (2006), e Mestre em Enfermagem pela UCP (2009). Obteve o grau de Doutor em Enfermagem em 2011, na UCP com a tese: “O Impacto dos Grupos de Ajuda Mútua no Desenvolvimento da Esperança dos Pais de Crianças com Doença Crónica: Construção de um Modelo de Intervenção Colaborativa”. Tem desenvolvido atividade científica no âmbito do CIIS - Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde do ICS/UCP, ações de formação com carater multidisciplinar e consultadoria científica em diversas instituições de ensino superior e de saúde. A par da publicação de vários artigos científicos, a apresentação de resultados de estudos em eventos científicos nacionais e internacionais nas áreas da promoção da esperança, doença crónica em pediatria, avaliação e intervenção familiar, inquérito apreciativo e ajuda mútua.

 
   

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial