Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




O EURO: DESAFIOS E REFORMAS - Será possível e desejável assegurar a sustentabilidade e a integridade da Zona Euro?

 Autor: António Mendonça Pinto
Tema: Economia
Coleção: Manuais
Ano: 2019
Págs.: 248
ISBN: 97897254067458
Preço: 22€  encomendas
 


A reforma da União Económica e Monetária (UEM) é fundamental para o futuro da Europa e de Portugal.
A UEM está agora melhor do que antes da crise mas ainda continua mal preparada para prevenir e responder bem a futuras crises.
O livro debate os desafios existentes na Zona Euro e as reformas necessárias para assegurar a sua sustentabilidade. A UEM pode resistir a crises ligeiras com algumas melhorias no que já existe (v.g. na coordenação das políticas económicas, na conclusão da união bancária, nas atribuições do Banco Central Europeu e na prevenção e gestão de crises pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade), mas não estará segura enquanto não avançar na integração orçamental e política onde está mais atrasada.
Para assegurar a viabilidade do euro é indispensável ir progredindo para uma união orçamental e uma união política sem as quais não está assegurada a sobrevivência da UEM e a integridade da Zona Euro.


  

 

 

António Mendonça Pinto, economista. Exerceu a sua atividade profissional predominantemente no Banco de Portugal. No período entre 1986 e 1988 foi fundador e diretor do Gabinete de Estudos Económicos do Ministério das Finanças e, entre 2001 e 2006, foi consultor para os assuntos económicos da Casa Civil do Presidente da República. No desempenho das suas funções profissionais participou em várias reuniões internacionais, nomeadamente na OCDE e na União Europeia, em representação do Banco de Portugal e do Ministério das Finanças.
Na sua carreira académica foi responsável e lecionou várias disciplinas no Instituto Superior de Economia e Gestão, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e no Instituto de Formação Bancária.
 Interessado pelas questões económicas e financeiras, nacionais e europeias, tem escrito artigos para jornais e revistas e publicou em livro “Sistema Monetário Europeu” (Instituto Superior de Gestão Bancária, 1994),  “União Monetária Europeia – Portugal e o Euro” (Universidade Católica Editora, 1997), “Política Económica – em Portugal e na Zona Euro” (Principia, 1999), “O Desafio Europeu e a Economia Portuguesa – Uma discussão necessária” (Verbo, 2000), “Economia Portuguesa – Melhor é Possível” (Almedina, 2007) e “A Crise do Euro” (Universidade Católica Editora, 2019).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial