Portal UCPPortal UCP | APEES | FacebookFacebook | Livraria UCPLivraria UCP
Pagina Inicial
Universidade Católica EditoraInício | Voltar | Imprimir




URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS DO SERVIÇO SOCIAL - Fundamentos da profissão na contemporaneidade

/resources/Imagens/UCEditora/temas-educacao-cultura/proximidade-distancia.jpg

Autora: Maria Inês Amaro
Tema: Serviço Social
Coleção: Investigação
Ano: 2015 - 2ª Edição
Págs.: 288
ISBN: 9789725404706
Preço: 22.20€ encomendas

Esta obra assume uma qualidade rara no panorama nacional e da lusofonia, designadamente, ao estabelecer um debate crítico e reflexivo com um amplo e diversificado leque de autores contemporâneos em Serviço Social de diferentes orientações e latitudes. Cumpre ainda destacar o significado do trabalho de investigação empírica que a autora desenvolveu traçando um quadro sugestivo e rico do Serviço Social em Portugal.

Francisco Branco
Coordenador Científico da Área de Ciências Sociais e do Doutoramento em Serviço Social da FCH/UCP


A pergunta que perpassa esta obra é “de se a especificidade do serviço social é a de não ter especificidade”. A essa pergunta Inês responde com profundidade, retomando a história da profissão na voz de seus atores e na leitura de suas referências.Como orientador da tese que ora se transforma em livro pude acompanhar o desbravamento competente, rigoroso, crítico da autora para que os fragmentos de discurso fossem entrelaçados com as dimensões epistemológicas. Uma das contribuições mais significativas deste livro é a da ruptura com as visões simplistas e simplificadoras do Serviço Social. Assim, estão sempre presentes no texto, os paradoxos e contradições entre intervenção profissional e ação política, na sua interseção com os projetos societários numa sociedade de riscos para os direitos, a justiça, a sustentabilidade e a dignidade humana na era do capitalismo tecnológico globalizado.

Vicente de Paula Faleiros
Assistente social, PhD em sociologia, Professor emérito da Universidade de Brasília
e Professor da Universidade Católica de Brasília


 
 Maria Inês Amaro

 

Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia.
Integra o conselho de redação da revista eletrónica Locus Soci@l – Revista de Serviço Social, Política Social & Sociedade. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. É co-autora dos livros Vidas de Missão: 25 anos de voluntariado dos Leigos para o Desenvolvimento (2012, UCE, coord.a), Os Caminhos da Pobreza: perfis e políticas sociais na cidade de Lisboa (2010, SCML, coord.s Alexandra Castro e Isabel Guerra) e Estranhos: juventude e dinâmicas de exclusão social em Lisboa (2000, Celta, coord. José Luís Garcia). Autora de artigos e traduções nas áreas de investigação assinaladas.

   

 

| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Editora
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 020
Fax: (+351) 217 214 029
E-mail: uce@uceditora.ucp.pt
  Universidade Católica Editora - Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Tel.: (+351) 226 196 200
E-mail: uce@porto.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial